Economia

Luggit. "Startup" portuguesa aposta em Viena para iniciar internacionalização

Esta é a terceira cidade em que a Luggit está presente. À capital austríaca somam-se as operações em Lisboa e Porto, que arrancaram em 2019

A empresa portuguesa Luggit vai disponibilizar os seus serviços em Viena, capital austríaca, naquela que é a primeira internacionalização da startup, segundo comunicado divulgado esta terça-feira. E a Luggit anuncia que nos próximos dois anos planeia começar a operar em mais três cidades europeias com o seu negócio de recolha e entrega de bagagens.

Esta é a terceira cidade em que a Luggit opera, somando-se às operações em Lisboa e Porto, iniciadas em 2019.

A empresa oferece uma solução de recolha e entrega de bagagens, designando um condutor que "recolhe as suas bagagens onde estiver, guarda-as durante o tempo necessário e entrega-as no sítio e hora escolhidos", explica a Luggit.

“Desde o início que o nosso objetivo é colocar a Luggit no mundo e o facto de começarmos pela Áustria, permite-nos enfrentar uma realidade bastante diferente da portuguesa e com isso, aprender o máximo possível”, afirma Ricardo Figueiredo, co-fundador e presidente executivo da empresa.

No último ano e meio, a startup tentou contornar as dificuldades decorrentes da pandemia com o quase desaparecimento das viagens de longo curso. “Durante o tempo de pandemia, e enquanto o fluxo de clientes simplesmente não existiu, focámo-nos em perceber de que forma a nossa plataforma poderia ser integrada na proposta de valor de diversas empresas que lidam com os turistas", afirma Ricardo Figueiredo.

O que fez com que a empresa se associasse a empresas turísticas que passaram a integrar a sua solução, num total de mais de 60 empresas de gestão de alojamento local entre Lisboa e Porto com 1500 apartamentos. A esta aposta no alojamento local, a empresa soma uma parceria com a cadeia Hoti Hoteis e com a agência de viagens Travel Store.

"Esta mudança não só nos permite ter um canal de aquisição muito mais sustentável, como ao mesmo tempo providencia uma experiência muito mais integrada ao hóspede”, disse, citado no comunicado.