Economia

Inflação de agosto estabiliza em 1,5%, mas preços da energia sobem mais de 9%

A taxa de inflação homóloga de agosto terá sido de 1,5%, segundo a estimativa rápida do INE. Os preços da energia tiveram um incremento homólogo de 9,36%

Getty Images

A taxa de inflação homóloga de agosto terá sido de 1,5%, mantendo-se inalterada face ao valor de julho, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No cálculo do Índice de Preços no Consumidor português de agosto, a energia foi a componente que mais contribuiu para o aumento dos preços, tendo tido um incremento homólogo, nesse mês, de 9,36%, face a 8,68% de julho.

Em cadeia, a inflação desacelerou, apresentando uma variação mensal de -0,2%., face à variação mensal de julho de -0,3%.

O indicador de inflação subjacente, ou a inflação sem produtos alimentares não transformados e energia, acelerou 0,1 pontos percentuais face a julho, para os 0,9%

Já a estimativa para o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor português, que mede o aumento dos preços em base comparável com os restantes países da União Europeia, foi de uma variação homóloga de 1,3%, em agosto, face a 1,1%, em julho.