O ano da pandemia acabou por ser negativo para o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) na Europa, revelam os dados publicados este fim de semana pela relatório da UNCTAD (a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento).
O organismo das Nações Unidas que monitoriza os fluxos internacionais de IDE estima que a esmagadora maioria das economias europeias (abrangendo a União Europeia e as restantes) sofreu em 2020 uma redução nos fluxos de entrada de investimento estrangeiro.
E, em alguns casos relevantes, saldou-se por desinvestimentos líquidos (como na Holanda e na Suíça) que foram suficientes para que, no conjunto, a Europa tenha registado, pela primeira vez desde 1970, um fluxo anual negativo de IDE, em contraste com o resto do mundo.