A Alphabet e a Aliança da Imprensa de Informação Geral de França (APIG) assinaram um acordo que tem vindo a ser apresentado como pioneiro na Europa e que prevê o pagamento pelas notícias que são veiculadas nos serviços da gigante da Internet, que é mais conhecida pela marca Google.
Segundo a Reuters, o acordo serve apenas como uma declaração de intenções que deverá funcionar como ponto de partida para a Google iniciar negociações com os diferentes grupos editoriais da imprensa francesa e celebrar contratos individualizados. Até à data, já foram estabelecidos métodos de compensação para os jornais Le Monde e Le Figaro, no âmbito deste acordo entre associação que representa a imprensa gaulesa e a Alphabet.
Os valores de compensação pagos pela empresa que gere a marca Google têm em conta o volume de publicações, o tráfego de Internet mensal e a denominada “contribuição para informação política e geral”, refere um comunicado conjunto da APIG e a Alphabet.
Em paralelo com o acordo agora estabelecido para a imprensa francesa, a Alphabet tem vindo a desenvolver o serviço Google News Showcase, que permite que as editoras façam a gestão da publicação de notícias através dos serviços da gigante tecnológica, recorda a Reuters. Atualmente, o Google News Showcase apenas está presente na Alemanha e no Brasil.