A EDP Renováveis construiu um parque eólico em Espanha que se destacará dos demais pela altura das suas torres, com 199,9 metros desde o solo até à ponta da pá. São as maiores torres eólicas da Península Ibérica.
O parque, em Burgos, é composto por três aerogeradores da GE, com 3,3 megawatts (MW) de potência cada um, e produzirá energia limpa suficiente para abastecer 10 mil famílias.
Em comunicado a EDP Renováveis refere que estas torres serão a quinta estrutura mais alta de toda a Espanha, apenas superadas pelas quatro torres de Chamartín, em Madrid.
"Se compararmos com edifícios e estruturas portugueses, as turbinas serão maiores do que a Ponte 25 de Abril, em Lisboa, e terão mais do dobro da altura da Torre dos Clérigos, no Porto", refere a EDP Renováveis.
Para a construção de cada base destas torres eólicas são necessárias 54 toneladas de ferro. São também utilizados mais de 50 camiões de cimento durante várias horas e de forma contínua.
Estas estruturas vão inclusive superar a altura das torres do Windfloat, o primeiro parque eólico offshore em Portugal, que está instalado ao largo de Viana do Castelo, tem 25 MW em três aerogeradores e tem as mais altas torres do mundo no que respeita a parques eólicos flutuantes.