Com quase um terço da rede de auto-estradas em Portugal, a concessionária Brisa perdeu cerca de quatro mil carros por dia no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado. Segundo as contas da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Auto-Estradas ou Pontes com Portagens (Apcap), citadas pelo "Público", a quebra foi de 14%. A nível nacional, incluindo todas as 24 associadas da Apcap, a redução média nos meses de julho, agosto e setembro foi também de 14%.
Durante o terceiro trimestre deste ano, as maiores quebras em termos percentuais registaram-se a Sul, onde o tráfego internacional é mais intenso. Segundo a associação de concessionárias, estes dados refletem "o reduzido número de turistas em Portugal durante o verão". Na Via do Infante, por exemplo, o Tráfego Médio Diário (TMD) registou uma redução de 28% relativamente ao terceiro trimestre de 2019, o que significa que passaram, em média, menos 5355 carros este ano.
Fonte da Apcap adiantou ao "Público" que antes da pandemia o tráfego estava a crescer de forma orgânica a uma média de 4% a 5% e que, por isso, as quebras nas receitas deverão rondar os 20%.