Exclusivo

Economia

Mário Ferreira compra 30% da TVI

Empresário dono do grupo Douro Azul avança para tomada de 30,22% na Media Capital, empresa que detém o canal de televisão TVI

Paulo Duarte

Mário Ferreira, dono da empresa turística Douro Azul, vai comprar 30,22% da Media Capital, empresa que detém os canais de televisão TVI, TVI24, a Rádio Comercial e a produtora Plural, entre outros ativos. A operação foi divulgada na noite de sexta-feira ao mercado pela Prisa em comunicado.

Nesse comunicado refere-se que após a operação, serão tomados os passos necessários para que a Pluris tenha "uma representação apropriada (não controladora) no conselho de administração da Media Capital".

Haverá um período de exclusividade até 15 de maio, revela também a Prisa, que diz estar também em aberto a aceitação do adiamento de pagamento de dívidas a alguns seus credores. O valor do negócio não foi revelado.

"Apesar de a Prisa continuar como o único acionista de controlo da Media Capital e de não haver um acordo de acionistas entre as partes, a Prisa considera a Plural como o co-investidor ideal na Media Capital dado 1) o seu demonstrado compromisso com Portugal e a sua economia, 2) o compromisso para suportar e assistir a equipa de gestão da Media Capital com os seus conhecimentos financeiros, 3) um historial como investidor responsável e orientado para o crescimento e 4) o seu compromisso e capacidade para providenciar, se necessário, mais fundos para a Media Capital", diz a Prisa.


O empresário diz ao Expresso, numa entrevista que pode ler na íntegra amanhã na edição impressa, que a compra desta participação ao grupo espanhol Prisa será feita através da holding familiar – o grupo Pluris - que detém juntamente com a mulher e que tem posições em mais de 40 empresas. “Trata-se de uma participação de 30%, que não afeta o controlo da Prisa”, afirma. Comenta ainda o falhanço da OPA da Cofina, onde também estava envolvido e que o apanhou de surpresa, e como de imediato começou a negociar esta compra. Para o futuro fala de querer trazer a paz e do crescimento do valor da Media Capital para acionistas e trabalhadores