Os acionistas de referência da Global Media - Kevin Ho e José Soeiro - compraram ao BCP e ao Novo Banco as dívidas que tinham a estes bancos a par das ações detidas pelos mesmos. A notícia é avançada esta sexta-feria pelo Eco e estas informações foram dadas a conhecer numa carta enviada aos trabalhadores pela administração da Global Media.
A compra dos créditos do BCP e do Novo Banco, segundo fontes do Eco, apontam para que tivesse sido aplicado um desconto entre os 80% e os 85%.
Na carta a que o Eco teve acesso e que foi enviada aos trabalhadores esta semana, na véspera de Natal, pode ler-se: "Reduzimos a nossa dívida bancária de forma consistente, desde 2014 até 2018, através de venda de ativos. No ano de 2019, demos um novo passo estruturante na sustentabilidade financeira do nosso grupo, tendo os acionistas adquirido as dívidas e as participações detidas pelos bancos Millennium BCP (10,5%) e Novo Banco (10,5%), reduzindo, assim, a dívida bancária para valores marginais".
Uma operação que, segundo adianta o ECO, citando a administração liderada por Daniel Proença de Carvalho "permitiu também desonerar os ativos dados em garantia aos bancos".
Quer a Global Media, como o BCP e o Novo Banco não quiseram comentar a operação.
Na mesma carta enviada aos trabalhadores a Global Media refere ainda: "Teremos, ainda, de completar um ciclo de reestruturação organizacional, para conseguirmos reequilibrar as contas anuais, dando um novo impulso à nossa atividade. Estamos a procurar reunir os recursos necessários para concluir este processo". Ou seja, a reestruturação está a fazer o seu caminho mas ainda não chegou ao fim.