“Liderar a profissão digital.” Este é o ponto de partida do VI Congresso dos Contabilistas Certificados a decorrer entre hoje e amanhã, no Altice Arena, em Lisboa. Depois da recepção aos convidados, ontem, esta manhã foi assinado o protocolo para a constituição da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa. “Um passo de gigante na comunhão global entre profissionais.”
Na sua mensagem de boas-vindas, Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, lembrou que é necessário “ultrapassar os desafios e a aproveitar as vantagens da era digital” “A profissão de amanhã tem um potencial imensamente superior ao da profissão de hoje”, escreveu a bastonária.
A digitalização, tal como em quase todas as áreas de trabalho, está a transformar profundamente a profissão dos contabilistas. Mais do que fazer um diagnóstico, o congresso tem o foco nas transformações impostas pela era digital, assim como “alertar para os tempos de rápida mudança e para o paradigma tecnológico e digital e os seus impactos no trabalho, na relação com os clientes, os empresários e novas oportunidades de negócio.”
“Há 100 anos ninguém imaginava como o mundo se iria transformar tecnologicamente, no entanto continuamos cá. Por muito que se diga que vai ser uma grande catástrofe, o que está a acontecer é uma transformação. Por cada profissão que se perde, inicia-se uma ou duas”, disse Isabel Neves, presidente do Business Angels Club de Lisboa, durante o a mesa redonda “O papel do contabilista na empresa”, que encerrou os trabalhos da manhã.
Uma das palestras mais concorridas foi a de Christian Kromme, futurista da finança moderna e autor do best seller "Humanification - Go Digital, Stay Human".
Apresentado por Marta Leite Castro, o congresso retoma após o almoço com um programa variado: sessões paralelas sobre cibersegurança, networking, modelos financeiros na era digital, entre outros. À noite haverá Governo Sombra, com Ricardo Araújo Pereira, um dos convidados de amanhã, num programa gravado em direto no Altice Arena.