Chama-se CB4, oferece um software patenteado para retalhistas físicos, com impacto em vendas líquidas até 2%, utilizando apenas dados das vendas, e é o mais recente investimento do grupo Sonae, através da Sonae IM, anunciou hoje a empresa liderada por Eduardo Piedade.
"A Sonae IM acaba de investir na CB4 cuja a atividade se centra no desenvolvimento de software de inteligência artificial que melhora em loja e experiência do consumidor. A ronda de financiamento série B de 16 milhões de dólares foi liderada pela Octopus Ventures com a participação da Sonae IM e dos investidores existentes, Sequoia Capital e Pereg Ventures", diz o comunicado da empresa sobre este negócio que confirma o interesse em continuar a desenvolver o potencial das lojas físicas a par do crescimento nas vendas online.
“Lê-se muito sobre gigantes do e-commerce, mas as vendas online contabilizam apenas 14% do retalho total,” refere Eyal Rabinovich, sócio na Octopus, citado no comunicado da Sonae IM. “Existe uma enorme oportunidade para retalhistas que consigam proporcionar uma melhor experiência de compra aos seus consumidores. A procura por tecnologias fáceis de integrar e utilizar com claro retorno sobre o investimento (ROI), nunca foi tão grande. Liderámos esta ronda, porque a CB4 tem um histórico sustentado de apoio a retalhistas nestas dimensões", sustenta o sócio de um dos maiores fundos de capital de risco da Europa, com operações bem sucedidas em empresas como a Microsoft, Twitter, Amazon e Google.
E o que faz exatamente a CB4? Um software que utiliza machine learning e algoritmos avançados com Inteligência Artificial para identificar elevada procura local de produtos específicos. Quando um produto não vende nos níveis previstos, envia um alerta para o gerente de loja, destacando a falha na execução e sugerindo soluções para resolução do problema. Os retalhistas que utilizam esta tecnologia, registam aumentos entre 0.5% e 2% em vendas, a par de experiência de compra melhorada e aumento na disponibilidade de produtos.
Apresentada como uma teconologia com potencial para ser disruptiva no mercado, o sistema de software usado não necessita de qualquer hardware em loja e, para a maioria dos clientes, está em funcionamento após um dia de instalação. Fundada em Israel, a CB4 tem escritórios em Nova Iorque, Londres e Tel Aviv, e tem como investidores Octopus Ventures, Sonae IM (braço da Sonae especializado em tecnologias para retalho), Sequoia Capital, e Pereg Ventures.
A Sonae IM, focada no investimento em empresas tecnológicas nas áreas de cibersegurança, telecomunicações e de retalho, possui atualmente cerca de duas dezenas de investimentos diretos em empresas com elevado potencial tecnológico e em diferentes fases de desenvolvimento que vão desde a fase inicia até à fase de crescimento. A empresa investiu como limited partner em 3 fundos geridos pela Armilar Venture Partners que detém participações em 22 empresas como a Outsystems e a Feedzai.