Economia

Japonesa Muji lança miniautocarro autónomo

A marca japonesa desenhou um pequeno autocarro elétrico sem condutor juntamente com a startup finlandesa Sensible4. Será testado este ano na Finlândia e deve ter produção industrial em 2021

A marca japonesa Muji lançou esta sexta-feira em Helsínquia o seu primeiro veículo autónomo, um miniautocarro de 16 lugares concebido em parceria com a empresa finlandesa Sensible4.

O veículo nasceu de um projeto lançado no final de 2017 para promover uma nova solução de mobilidade na Finlândia, a partir de experiências de automação que vinham sendo desenvolvidas pela Sensible4.

O novo veículo elétrico, denominado Gacha, pode transportar até 16 pessoas (10 sentadas e seis em pé), com uma autonomia de cerca de 100 quilómetros e uma velocidade máxima de 40 quilómetros por hora.

O presidente executivo da Sensible4, Harri Santamala, acredita que os receios dos veículos autónomos, designadamente o da perda de empregos e o da segurança, serão ultrapassados pelos benefícios deste tipo de soluções de mobilidade. "Novos trabalhos serão criados, as estradas serão mais seguras e a mobilidade será mais acessível", afirmou na sessão de lançamento, em Helsínquia.

"O desenvolvimento do Gacha levou-nos dois milhões de linhas de código, milhares de componentes e de horas de trabalho e muitas bebidas energéticas", acrescentou Harri Santamala, que realçou a capacidade de o veículo circular em quaisquer condições climatéricas, incluindo com neve.

O veículo estará em teste este ano em quatro cidades da Finlândia, incluindo Helsínquia, prevendo-se o início da circulação ainda em fase de testes noutras cidades europeias em 2020. A produção industrial deste miniautocarro deve arrancar em 2021.

*O Expresso viajou a Helsínquia a convite do Helsinki Business Hub.