Exclusivo

ARQUIVO Diário

A outra estrela de “Parasitas”: se houvesse um Óscar de tradução, ele iria para Sharon Choi

Nas redes sociais chamam-lhe “a melhor intérprete do mundo”, ela é intérprete em Seul e “aspirante” a realizadora. Quando o grande vencedor dos Óscares deste ano subiu ao palco, Sharon Choi, de 25 anos, subiu com ele, para lhe traduzir as palavras de coreano para inglês

Sharon Choi ao lado de Bong Joon-ho
Reuters

“Parasitas” é o indiscutível vencedor da 92.ª edição dos Óscares. Mais do que as quatro estatuetas que conquistou, o facto de ter sido o primeiro filme não falado em inglês a conquistar o galardão de melhor filme fala por si. Foi no final da cerimónia da madrugada desta segunda-feira que o guião que apontava para “1917” como triunfador saiu dos carris, já Bong Joon-ho tinha sido considerado melhor realizador.

Porém, Bong não subiu ao palco do Dolby Theatre sozinho: com ele estava a intérprete Sharon Choi, que traduzia de coreano para inglês, com grande limpidez e sem hesitações, as palavras do vencedor.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.