Afinal, Greta Thunberg não irá à Assembleia da República (AR) durante a sua curta passagem por Portugal, já na próxima semana. A ativista sueca pisará território nacional, depois de desembarcar em Lisboa, entre terça-feira e quinta-feira, dependendo das condições meteorológicas. Porém o cansaço acumulado durante a travessia numa embarcação de recreio, que teve início nos Estados Unidos e que leva já mais de 15 dias, aconselha descanso. A informação foi confirmada ao Expresso por fonte próxima da equipa da jovem sueca.
Greta estará em solo nacional durante cerca de 24 horas, tempo suficiente para conhecer alguns dos líderes portugueses dos movimentos pró-clima e para uma breve conferência de imprensa, no local da chegada, a Doca de Alcântara, em Lisboa. A recebê-la, além de jornalistas e admiradores, estará Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois dessa cerimónia informal, que será transmitida pela RTP, a jovem terá encontros privados com outros ativistas e aproveitará para descansar. O destino final é Madrid, onde decorre a Cimeira do Clima, entre os dias 2 de dezembro (segunda-feira) e 13 de dezembro. Para essa ocasião, Greta far-se-á deslocar de comboio.
Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).