Exclusivo

ARQUIVO Diário

11 municípios da região de Aveiro aderem à Pegada Ecológica

Até ao final de 2020 serão instaladas calculadoras da Pegada Ecológica no site de cada uma das autarquias, de modo a que cada residente possa calcular a sua pegada individual, com base num questionário sobre os hábitos de consumo e o modo de vida diários

Aveiro é um dos 11 novos concelhos a aderirem ao projeto da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses
D.R.

Os 11 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) aderiram ao projeto da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses, numa cerimónia realizada nesta segunda-feira no Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro, em que o protocolo de adesão foi assinado por José Ribau Esteves, presidente da CIRA, e por Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista ZERO.

O projeto da ZERO, a que já aderiram Almada, Barcelos, Bragança, Castelo Branco, Gaia, Guimarães, Lagoa, é inédito a nível mundial e inclui calculadoras online da pegada ecológica para uso da população e uma proposta de alteração da política de financiamento das autarquias. Resulta de uma parceria entre a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, a organização internacional Global Footprint Network, que criou o conceito de Pegada Ecológica e a sua métrica, e a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOOP) da Universidade de Aveiro.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante