Exclusivo

ARQUIVO Diário

Saramago é o autor mais admirado pelos portugueses. A maioria não consome mais cultura “por falta de tempo”

Foi feito o primeiro estudo anual sobre o consumo de cultura em Portugal. O objetivo é repeti-lo sempre na mesma altura do ano, para perceber avanços ou recuos e encontrar estratégias para o melhorar

Mais de metade dos inquiridos leu um livro nos últimos seis meses, principalmente as mulheres (63% contra 50% de homens leitores)
Getty Images

Um estudo sobre o consumo de cultura em Portugal feito ao longo de dois meses concluiu que é de filmes que os portugueses mais gostam. Seguem-se os livros. Mais de 80% dos inquiridos, num universo de cerca de 1200 entrevistados, afirmou ter visto um filme nos últimos seis meses, por oposição a outras manifestações culturais: bem menos foram ao teatro (29,5%), a uma exposição (33,7%), a um museu (34,8%) ou mesmo a um concerto (41%). O estudo partiu de uma colaboração entre o Gerador, uma plataforma de ação e comunicação cultural, e a Qmetrics, consultora de prestação de serviços e estudos de mercado, e abrangeu cidadãos portugueses acima dos 15 anos, do território continental e ilhas.

Mais de metade dos inquiridos leu um livro nos últimos seis meses, principalmente as mulheres (63% contra 50% de homens leitores). E aqui, como em quase todas as outras atividades, a cultura nacional segue na frente — apenas no cinema são escolhidos mais criadores estrangeiros. No que se refere a livros, 56% dos portugueses preferem ler um conterrâneo. E ainda que haja mais mulheres a ler, há mais homens a ser lidos com admiração. José Saramago ocupa destacado o primeiro lugar da lista de 10, que inclui três mulheres: Sophia de Mello Breyner, Agustina Bessa-Luís e Helena Sacadura Cabral. A morte recente de Agustina reduz para quatro o número de autores vivos entre os preferidos: José Rodrigues dos Santos (terceiro mais admirado), Miguel Sousa Tavares (sexto e outro do grupo dos não-clássicos), António Lobo Antunes e Helena Sacadura Cabral. Entre Saramago e Rodrigues dos Santos está Eça de Queiroz, a fechar o top 3. Fernando Pessoa é o quinto autor mais admirado pelos portugueses inquiridos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)