Horas antes de o Presidente dos EUA, Donald Trump, se dirigir a uma arena lotada em Orlando, no estado da Florida, para lançar oficialmente a sua campanha para a reeleição em 2020, saiu mais uma sondagem que o coloca atrás de vários candidatos às primárias do Partido Democrata. Num estudo de opinião da Universidade de Quinnipiac, publicado esta terça-feira, o ex-vice-presidente Joe Biden bate Trump com 50% das intenções de voto contra 41%, precisamente no estado da Florida.
O resultado significa que se as presidenciais fossem hoje e num cenário em que o ex-vice-presidente de Barack Obama enfrentava Trump, o atual inquilino da Casa Branca poderia não conseguir a reeleição. Isto porque a Florida é um dos “swing states” (“estados oscilantes”, numa tradução livre), ou seja, um dos 12 estados norte-americanos que tiveram disputas renhidas nalgumas das últimas eleições. Tendo em conta que tanto o candidato democrata como o republicano podem vencer nesses estados, estes assumem o papel decisivo de ditarem o resultado a nível nacional, isto é, de definirem a escolha do Presidente.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)