Exclusivo

ARQUIVO Diário

Vawlt. Qual é a startup que conquistou o fundo Armilar e o que pode fazer pelos nossos dados?

Opera na área da cibersegurança, é o resultado de quase uma década de investigação e é o primeiro investimento conhecido do Fundo de Transferência de Tecnologia da Armilar Venture Partners, que visa comercializar tecnologias e produtos desenvolvidos em contexto académico

O CEO da startup, Bruno Santos Amaro (ao centro), com os seus três sócios
Luís Sousa

Quinhentos mil euros, de um fundo de 60 milhões, já têm destino. Um produto que permite às empresas ter total controlo e privacidade sobre os dados que armazenam numa cloud-of-clouds (serviços de cloud públicos como os da Amazon, Microsoft). A sociedade gestora de fundos de capital de risco Armilar Ventures Partners escolheu a spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Vawlt Tecnologies para fechar o primeiro investimento do Fundo de Transferência de Tecnologia Armilar Venture Partners, criado este ano e dedicado a apoiar a comercialização de tecnologias e produtos que resultem de investigação científica e tecnológica, desenvolvida em Portugal e na Europa.

Segurança e privacidade são dois temas particularmente caros aos utilizadores de internet nos dias que correm. E é sobre eles que há nove anos trabalha a equipa de quatro empreendedores que dá forma à Vawlt Technologies. Bruno Santos Amaro, Alysson Bessani, Ricardo Mendes e Tiago Oliveira, engenheiros de formação, com especializações na área da engenharia química, automação e sistemas e engenharia informática, desenvolveram uma tecnologia que “permite armazenar dados na cloud de forma segura e privada”, explica Bruno Santos Amaro, CEO da empresa, uma spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que é também sócia do projeto.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)