ARQUIVO Diário

A dança dos juros alemães

As taxas de juro das obrigações alemãs a 10 anos têm andado num sobe e desce abaixo de zero por cento nas últimas doze sessões. Ora caem para terreno negativo, ora regressam a níveis positivos. Esta volatilidade revela que os investidores estão seriamente preocupados com o que se passa na zona euro e na Alemanha. Não têm grandes razões para sorrir

Merkel pode sorrir quando põe os credores da dívida a ‘pagar’ para ter obrigações alemãs, mas o pessimismo sobre o andamento do ‘motor’ da zona euro é cada vez maior
Reuters

Nas últimas das duas semanas, as taxas de juro (yields) da dívida alemã a 10 anos parecem estar embriagadas. Caíram no mercado secundário para taxas negativas a 22 de março, o que já não acontecia há quase três anos, e têm andado nas últimas três sessões desta semana entre o positivo e o negativo.

Esta sexta-feira já subiram até 0,024%, o pico do dia (ver gráfico), para estarem, a meio da tarde, em -0,06%. Nas últimas doze sessões, registaram níveis negativos no fecho em dez dias.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)