ARQUIVO Diário

Paulo Rangel: “O Presidente da República poderia presidir aos conselhos superiores da magistratura”

O cabeça de lista do PSD às eleições europeias fala da reforma da Justiça, da polémica em torno da ex-procuradora-geral da República Joana Marques Vidal e da posição do líder do partido, Rui Rio, sobre a questão. Na edição do semanário deste sábado publicamos uma grande entrevista ao eurodeputado, no qual aborda muitos outros assuntos

Rui Duarte Silva

Concorda com a proposta para a reforma da Justiça?

Estou muito à vontade porque escrevi, em 2001, uma obra que na altura foi pioneira em Portugal que se chamava “Repensar o Poder Judicial”. E na qual sempre defendi uma relegitimação dos poderes e dos conselhos superiores. Tenho lá várias propostas até sobre as questões disciplinares de que agora tanto se fala sobre os acórdãos de violência doméstica, para uma abertura e transparência dos conselhos superiores. O poder judicial vai ser muito importante, em alguns casos mais importante que o poder político. Por isso, os mecanismos de responsabilização e de legitimação têm de ser apurados.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)