Na 29.ª edição dos Globos de Ouro da SIC, que este domingo são entregues no Coliseu de Lisboa, um dos prémios da categoria de Teatro foi atribuído a uma peça inspirada por um artigo publicado na revista do Expresso.
Nesta categoria, “A Colónia”, de Marco Martins, recebeu o Globo de Ouro para Melhor Espetáculo - a peça foi inspirada por um artigo de Joana Pereira Bastos, publicado na revista do Expresso em 2021.
“Entre julho e agosto de 1972, realizou-se nas Caldas da Rainha uma inédita colónia de férias para filhos de presos políticos. Durante duas semanas, 18 crianças entre os 3 e os 14 anos, brutalmente marcadas pela prisão dos pais e com um passado de clandestinidade, sofrimento e solidão, aprenderam, pela primeira vez, a brincar e a ser livres”: assim começa o artigo de Joana Pereira Bastos, que pode ler aqui.
Criada no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a peça “A Colónia” teve uma longa temporada na Culturgest, em Lisboa, tendo passado, também, pelo Teatro Nacional São João, no Porto.