Na parte final de Locarno, o festival já lançou algumas das suas propostas mais radicais a concurso em apostas de risco que fortaleceram as escolhas do diretor artístico Giona A. Nazzaro. Algumas cobriram a parada, outras ficaram a meio caminho. Mas esta é também a melhor altura para espreitar o que passa ao lado da corrida dos Leopardos e foi aí, na secção Fuori Concorso, que Locarno acomodou o último trabalho de um homem que sabe tudo da história do cinema europeu independente dos últimos sessenta anos, o cineasta e produtor franco-suíço Barbet Schroeder.
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Em Locarno, a veterania compensou com Barbet Schroeder e o festival deu-nos uma emocionante homenagem de Paul Vecchiali a Jean-Luc Godard
Barbet Schroeder não precisa de experimentar nada quando a simplicidade é a melhor das armas e a câmara está à altura de quem é filmado: é o caso de “Ricardo et la peinture”, viagem apaixonada pela história de arte. Também na secção Fuori Concorso, houve um diálogo extraordinário 'entre dois mortos' em “Bonjour la langue”, filme póstumo, sublime, de Paul Vecchiali. É um acerto de contas do cineasta francês com a vida e talvez com a morte. E uma homenagem de Paul ao maior dos seus contemporâneos: Jean-Luc