Cultura

A 17ª edição do LEFFEST é aquela em que o festival se assume totalmente lisboeta

Entre 10 e 19 de novembro, nomes como Laurie Anderson, Fanny Ardant, Jacques Rancière, Rachel Kushner e Giorgi Gospodinov estarão na capital portuguesa para este Festival que decorre em seis espaços e conta com 72 filmes em exibição

A 17ª edição do LEFFEST - Lisboa Film Festival vai decorrer entre 10 e 19 novembro, foi hoje anunciado numa conferência de imprensa que teve lugar esta sexta-feira nos Paços do Concelho, em Lisboa, aliás a cidade onde o evento passa a concentrar-se por inteiro a partir de agora. Seis espaços o acolhem, entre os quais o Cinema Nimas, o Teatro Tivoli, o Cineteatro Turim e a Academia de Ciências.

Entre os convidados deste ano, encontram-se nomes internacionais como os de Laurie Anderson, Gidon Kremer, Jacques Rancière, Alberto Manguel, Nuri Bilge Ceylan, Keiichiro Shibuya, Elia Suleiman, Rodrigo Moreno, Rachel Kushner, Giorgi Gospodinov e Fanny Ardant, entre outros, que se juntam aos dos portugueses Pedro Costa, Adriana Molder e Paulo Abreu.

Na secção oficial, que premeia jovens realizadores de todo o mundo, há dez filmes em competição, entre os quais “UBU” de Paulo Abreu, “Le Procès Goldman” de Cédric Kahn, “Grace” de Ilya Povolotsky, “Cerrar los Ojos” de Víctor Erice ou “Creatura” de Elena Martín Gimeno.

Fora de competição assinalam-se 18 fitas de cineastas como Sofia Coppola, Richard Linklater, Justine Triet, Ryūsuke Hamaguch, Christian Petzold, Yorgos Lanthimos, Wim Wenders, Ken Loach, Ali Ahmadzadeh ou James Marsh. Este ano, o júri sa seleção oficial está composto pela atriz Fanny Ardant, a artista plástica Adriana Molder, o poeta Giorgi Gospodinov, o realizador e fotógrafo KhaliK Allah, o compositor Nitin Sawhney, a escritora Rachel Kushner e o realizador Elia Suleiman.

Outras secções do festival integram clássicos do passado, como “A Memória do Cinema”, que exibe, por exemplo, “L'Amour Fou” de Jacques Rivette, e “Le Retour à la Raison” de Man Ray. Haverá uma parte totalmente dedicada à produção cinematográfica do realizador turco Nuri Bilge Ceylan, com a exibição de oito filmes com a sua assinatura; além de outra secção dedicada às quatro longas-metragens de Justine Triet, vencedora da Palma de Ouro na última edição do Festival de Cannes.

De resto, o público poderá também visionar os “Diálogos Depois do Fim” de Tiago Guedes, “O Livro de Imagem” de Jean-Luc Godard e “Godard por Godard” de Florence Platarets, entre outros, sendo que cineastas menos conhecidos também têm lugar - são eles Olmo Schnabel, Ehsan Khoshbakht, Shokir Kholikov, Lillah Halla, Phạm Thiên n, Lola Peploe e Artur Serra Araújo,

Ao todo, são 72 os títulos a serem exibidos (Steven Spielberg e Stanley Kubrik estão também na lista), num LEFFEST que terá exposições - como a do realizador e fotógrafo nova-iorquino Khalik Allah, pela primeira vez em Portugal -, e concertos - como o do violinista Gidon Kremer & Friends.

Ao longo dos nove dias de festival, há cinco prémios a serem entregues, o Melhor Filme LEFFEST, o Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa, o Prémio Especial do Júri, o Prémio do Júri e o Revelação.