20 Anos Guia Boa Cama Boa Mesa

Da terra para a mesa, nesta casa agrícola em Vidago servem-se os melhores sabores de Trás-os-Montes

Eufrásia e Osvaldo Almeida são os anfitriões deste restaurante único, em que o receituário transmontano, do fumeiro aos produtos da terra, é servido na sala da casa desta família, instalada na quinta que é o principal fornecedor da cozinha

Casa de Souto Velho
Humberto Mouco / Tabernas do Alto Tâmega

A viagem faz-se por vias quase desertas, atravessando as montanhas altivas e entrando, a cada quilómetro, no cenário transmontano. Vidago é sinónimo de paisagens cálidas, águas curativas, e bem-estar. A curta distância, bastam algumas curvas e contracurvas para chegar a esta casa agrícola, na freguesia de Anelhe, perto de Vidago. Da abundante horta ao curral, da vinha às árvores de fruto, tudo o que chega à mesa – exceção para o arroz e o bacalhau – provém deste campo, que o casal Eufrásia e Osvaldo Almeida cultiva com esmero. Até o vinho.

Dona Eufrásia
Humberto Mouco / Tabernas do Alto Tâmega

Ao contrário de muitos restaurantes, a Casa de Souto Velho trabalha melhor no inverno. A “culpa” é dos pratos favoritos: “O cozido e o arroz de enchidos são os mais elogiados”, destaca dona Eufrásia, que aprendeu a cozinhar com a avó e “com os erros”. O “galo estufado também sai muito bem”, apesar de muitos preferirem “o frango de aviário. O que é que uma pessoa vai fazer?”, questiona.

Casa de Souto Velho
Humberto Mouco / Tabernas do Alto Tâmega

Para esta cozinheira de mão-cheia, que há mais de 20 anos arregaçou as mangas para abrir, na própria casa, uma sala de refeições, tornando-se o primeiro espaço a integrar a rede de Tabernas do Alto Tâmega, “a matéria-prima, a carne, o feijão, a hortaliça e até a água fazem a diferença” nos pratos caseiros, ricos e elaborados sem pressas, razão pela qual se exige reserva com pelo menos 24 horas de antecedência. No verão, aproveita-se o espaço exterior para instalar mais algumas mesas.

Casa de Souto Velho
Humberto Mouco / Tabernas do Alto Tâmega

Aos 62 anos, começa a diminuir o fluxo de refeições servidas, porque “não se arranja ninguém para trabalhar”. Aproveite, por isso, para viver uma experiência incomum à mesa desta sala rústica, onde desfilam sabores genuínos. Começa-se pelos os enchidos, com destaque para as já famosas alheiras, servidos com pão caseiro, folar ou bola, cozidos em forno a lenha. Chega entretanto o que estiver abundante à época, seja uma salada de tomate ou verduras de inverno. O aroma do Cozido (€35) anuncia-se, se for tempo frio. Em alternativa, o Arroz de fumeiro – que leva “costelinhas dos nossos porcos, feijão, hortaliça, salpicão, linguiça, sangueira, bucheira e chouriço de abóbora” - ou Galo estufado, medeiam a refeição, terminada com a já famosa rabanada.

Casa de Souto Velho
Humberto Mouco / Tabernas do Alto Tâmega

O preço das refeições na Casa de Souto Velho (EN 311, 12, Souto Velho, Anelhe. Tel. 276999250) inclui todos os momentos e o vinho, bem como as compotas de frutos e legumes da horta que acompanham com deliciosos queijos. São raros os locais assim, razão que justificou a seleção deste restaurante para integrar o guia "20 restaurantes que merecem o desvio”, oferecido pelo Expresso, no âmbito dos 20 anos da marca Boa Cama Boa Mesa.

Casa de Souto Velho
Humberto Mouco / Tabernas do Alto Tâmega

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!