20 Anos Guia Boa Cama Boa Mesa

Conheça a taberna do Alto Tâmega onde acaba a estrada e começa o paraíso

A Taberna Ti'Ana da Eira, em Parada do Outeiro, no concelho de Montalegre, abriu portas em 2016. A homenagem aos sabores tradicionais é servida ao sabor das estações, a partir do forno ou de panelas de ferro fundido

Taberna Ti'Ana da Eira no concelho de Montalegre

Parada do Outeiro, freguesia com pouco mais de duas dezenas de habitantes, dista 19 km de Montalegre e localiza-se perto da emblemática aldeia de Pitões das Júnias, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. É para lá que rumam todos os que procuram desvendar o tesouro que é a Taberna Ti'Ana da Eira.

É um dos restaurantes que integra a rede Tabernas do Alto Tâmega, desenvolvida para preservar os saberes e sabores regionais, e fica encostado à barragem de Paradela, que se avista em panorâmica da sala de refeições envidraçada.

Taberna Ti'Ana da Eira
Humberto Mouco

Vindo de Montalegre, é preciso percorrer a estrada que a liga a Parada do Outeiro e termina à porta da taberna, outrora casa de agricultor e abrigo de animais. “Dizemos que a Taberna Ti'Ana da Eira é o local onde acaba a estrada e começa o paraíso”, afirma, com orgulho, Bruno Pereira, o proprietário. Depois do restaurante, só é possível seguir a estrada de terra batida de trator ou jipe. Para regressar, é à porta da taberna que tem de inverter o sentido da marcha.

Taberna Ti'Ana da Eira
Humberto Mouco

Abriu o restaurante em 2016, em homenagem à avó materna, e regressou a casa com a família, definitivamente, no ano passado, depois de alguns anos emigrado. Até então, fazia milhares de km semanalmente, desde Bordéus, para assumir os comandos do restaurante. “Estava em França e tinha o sonho de voltar para a aldeia. Éramos totalmente amadores, mas fomos ganhando experiência”, recorda.

Hoje, da cozinha deste restaurante saem pratos típicos e de temporada, como a Posta de vitela ou o Cabrito no forno (€36) , disponível apenas ao fim de semana, no verão, e o Cozido barrosão (€30), todos preparados para duas pessoas, em panelas de ferro fundido, com enchidos caseiros, batatas e couves de produção própria, no inverno. “Há pessoas que fazem 150 km para o vir comer.” São, sobretudo, de fora. “De Braga, do Porto”, que exploram o parque, almoçam e regressam a casa.

Taberna Ti'Ana da Eira
Humberto Mouco

Na sala da Taberna Ti'Ana da Eira, que integrou o guia “20 restaurantes que merecem o desvio” oferecido pelo Expresso, no âmbito dos 20 anos da marca Boa Cama Boa Mesa, há capacidade para sentar 55 comensais, mas a reserva é aconselhada. “Assim, chegam aqui, têm a mesinha posta e é só sentar e comer.” De preferência, na do canto, a mais apetecível, e de onde se tem a vista mais privilegiada.

Sobre o restaurante Taberna Ti'Ana da Eira (Rua Cabeça do Castro, 3, Parada do Outeiro. Tel. 935720842) escreve o Guia Boa Cama Boa Mesa 2023: “Na estrada que liga Montalegre a Parada do Outeiro há um local de paragem obrigatória. Chama-se Taberna Ti Ana da Eira, nasceu como homenagem de um neto a uma avó e pertence à rede de Tabernas do Alto Tâmega, onde as receitas tradicionais, os saberes de antigamente e os segredos de família se misturam para dar vida a pratos emblemáticos e sazonais, preparados com matéria-prima da região. O “Cozido barrosão”, feito em panelas de ferro fundido, a “Vitela grelhada”, o “Cabrito no forno” e a “Rabanada transmontana”, com mel do Barroso e vinho do Porto, a fechar, são apenas alguns dos que marcam a identidade deste espaço. A vista panorâmica sobre a albufeira da Paradela e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, na sala envidraçada, complementa uma refeição singular. Como só abre três dias por semana e a procura é grande, a reserva é aconselhada, sob pena de não conseguir usufruir da experiência.”

Taberna Ti'Ana da Eira

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e na rede X