“20 restaurantes que merecem o desvio”, “20 restaurantes que não passam de moda”, “20 hotéis que definem tendências” e “20 chefs que vão dar que falar” são os títulos dos guias que o Expresso vai oferecer aos leitores, a partir da próxima sexta-feira, dia 1 de setembro, e ao longo de quatro semanas. A iniciativa assinala 20 anos de publicação ininterrupta do Guia Boa Cama Boa Mesa e é mais um convite para descobrir Portugal de lés a lés, à boleia de tradições e autenticidade da nossa gastronomia. Mas não só: também lança um olhar sobre as abordagens mais contemporâneas e preocupadas com um futuro sustentável, tanto através da restauração como da hotelaria, que abraça novas tendências da hospitalidade, antecipando gostos e necessidades de quem viaja.
Neste contexto, ao longo de quatro semanas, a partir de dia 1 de setembro, o Expresso oferece uma coleção de guias, que dão a conhecer restaurantes, alojamentos e chefs de cozinha, destacando o melhor que se faz no país através das respetivas histórias e exemplos.
No primeiro guia “20 restaurantes que merecem o desvio” é traçada uma rota de descoberta pelo lado mais genuíno e autêntico do país, ao encontro de restaurantes “escondidos” que preservam as tradições da nossa cozinha, mas também novos projetos, ainda desconhecidos para a maioria dos portugueses, que prestam homenagem à herança gastronómica e a projetam para o futuro. São 20 restaurantes (ainda) fora dos roteiros turísticos.
Já o segundo guia deixa um elogio público a “20 restaurantes que não passam de moda”. São locais que fazem parte do imaginário coletivo, guardiões não só de uma cozinha de qualidade reconhecida, mas também do serviço e da arte de bem receber.
A olhar para o presente e futuro da hotelaria nacional, o terceiro guia dá a conhecer “20 hotéis que definem tendências”, através de alojamentos que corporizam o futuro no tempo atual, tanto através da tecnologia e do bem-estar, como da sustentabilidade ambiental e da personalização de serviço adaptado aos atuais e aos novos viajantes.
Para o quarto e último guia está reservado um olhar sobre a nova geração de “20 chefs que vão dar que falar”, no presente e no futuro próximo, ajudando a promover uma nova visão da gastronomia portuguesa, em que os produtos nacionais são estrelas em cada ementa.