A partir da península de Peniche parte-se à descoberta de experiências únicas, no mar e em terra, com o arquipélago das Berlengas como cenário principal. A Reserva Natural das Berlengas guarda experiências de descoberta que incluem passeios de barco, de caiaque e mergulho, naquela que é considerada uma das melhores áreas a nível nacional para a atividade. Já em Peniche, os percursos pedestres permitem explorar a paisagem e as praias são palco para iniciantes e veteranos experimentarem as ondas únicas com aulas e cursos de surf.
Natureza, faroleiros e gaivotas
Considerada a melhor zona de mergulho do Centro de Portugal, com um dos mais ricos ecossistemas marinhos do país, a Reserva Natural das Berlengas é destino obrigatório em visita a Peniche. O arquipélago, formado pela Berlenga Grande, os Farilhões-Forcadas e as Estelas, não possui residentes permanentes, além dos faroleiros e das gaivotas, e está classificado como Reserva Natural desde 1981 e reconhecido pela UNESCO desde 2011 como Reserva Mundial da Biosfera.
Barcos com fundo de vidro e visitas às grutas
A ilha é um tesouro para descobrir entre março e outubro. A Berlengatur (Tel. 917300300) é uma das empresas que organiza viagens a partir da marina de Peniche. Além da carreira normal de catamarans, que asseguram ida e volta em horários variados conforme a época, a empresa organiza ainda passeios de barco, visitas às grutas em lancha com fundo de vidro, batismos de mergulho, snorkeling e passeios pedestres nos trilhos da ilha Berlenga Grande. Também a Feeling Berlenga (Tel.: 916209659) organiza passeios de barco, privados ou em grupo, no arquipélago, que podem incluir batismos de mergulho e snorkeling.
Uma opção alternativa é reservar experiência com a SeaBerlenga (Tel. 918864852), que realiza passeios de caiaque em torno da ilha. Entra em grutas como a Gruta Azul, passa sob arcos e percorre o túnel do Furado Grande até à Cova do Sono. É possível ainda optar pelos passeios de barco de cerca de 30 minutos, que também o levam a algumas grutas e ao rochedo da Tromba do Elefante. O fundo de vidro das embarcações é uma janela sobre o mar.
Navios afundados e mergulhos noturnos
Debaixo de água surgem sargos, bodiões, polvos e navios afundados, como o Primavera, um cargueiro que se incendiou quando transportava mármore siciliano. Estes e outros tesouros marinhos podem ser descobertos numa sessão de mergulho com a Haliotis (Tel. 913054926), que também realiza saídas de mergulho noturnas.
Outra opção para submergir nas águas únicas das Berlengas são os batismos de mergulho, snorkeling e cursos da AcuaSubOeste (Tel: 918393444). A experiência, para idade mínima de 10 anos, tem duração de um dia, para preparar o mergulho que pode durar entre 30 a 45 minutos e atingir os 8 metros de profundidade. Em alternativa, é possível optar pelo snorkeling, em águas pouco profundas.
Pôr do sol na Cova do Sono
Em terra, há muito para explorar, através dos dois trilhos sinalizados, partindo junto ao Bairro dos Pescadores. Além do percurso circular da Ilha Velha, com pouco mais de um quilómetro, existe o percurso da Berlenga com 3,3 km, que dá acesso ao planalto da ilha, onde está o farol. A sugestão é para seguir em frente e assistir ao pôr do sol na ponta sobre a Cova do Sono, virado para as Baixas do Prego, ou descer até ao magnífico Forte de São João Baptista, construído no século XVII para reforçar a defesa de Peniche.
Peniche, Capital do Surf
A península de Peniche está rodeada por praias, todas elas com ondas diferentes para descobrir. A primeira paragem faz-se no Baleal, onde se cruzam os mais exímios surfistas no lado Norte, onde o mar é mais batido, e os aprendizes, no lado Sul. Há apoios de praia e escolas de surf. A pé, ou pela ciclovia, percorrem-se perto de 6 km acompanhado das dunas até Peniche.
Em frente à praia da Gamboa, reconhecida por ser adequada para iniciantes, encontra-se a G3 Surf Center (Tel. 928129003), uma escola em que este desporto de mar, mais do que uma modalidade, é um estilo de vida. A G3 Surf School promove aulas para todas as idades de forma inclusiva, segura, divertida e adaptada. Com condições únicas para a prática da modalidade ao longo do ano, Peniche dispõe de várias praias para explorar e descobrir.
A sul da cidade, a praia dos Supertubos, conhecida pelas ondas tubulares, é ponto de paragem do campeonato do mundo de surf e um dos locais de veraneio mais procurados. Peniche acolhe anualmente campeonatos nacionais e internacionais de surf, que lhe conferiram o estatuto de Capital da Onda. É, por tal, considerada um dos melhores destinos da modalidade na Europa.
Caminhar com o mar no horizonte
Para quem prefere caminhar com o mar no horizonte e a brisa a refrescar o rosto, sugere-se percorrer a “GR11 - Caminho do Atlântico”, um trilho europeu de grande rota com extremos no Cabo de São Vicente (Portugal) e em Narva-Jôesuu (Estónia). Sempre que possível por caminhos costeiros, une vários países numa rota linear com mais de 5000 km de extensão. Faz-se paragem no Cabo Carvoeiro, no extremo ocidental da península, onde além do farol se podem observar as formações geológicas, como a Nau dos Corvos.
Esta Rota constitui um caminho de aventura ao longo de 66 Km da costa Oeste, entre a praia da Assenta Sul, em Torres Vedras, e o Cabo Carvoeiro, em Peniche, atravessando a costa da Lourinhã e grande parte do Sítio da Rede Natura 2000 Santa Cruz – Peniche e ainda uma pequena parte do Sítio Sintra/Cascais, que termina na zona sul do concelho de Torres Vedras”, segundo o município de Peniche.
Este itinerário leva a outros passeios de descoberta, como o “Percurso Voltas de Mar” no centro de Peniche e com 7 km, passa por pontos turísticos como a Praia da Gamboa, o Forte da Luz, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, o Miradouro do Cabo Carvoeiro e a Gruta da Furninha. Em alternativa sugere-se o percurso “À Descoberta da Papôa”, um percurso circular, com uma extensão de aproximadamente 3 km, na Península da Papôa, apoiado por passadiços por entre as rochas.
Ao longo da Costa Atlântica, referência ainda para o “Caminho Marítimo de Santiago” que liga a experiência no mar ao percurso em terra. A viagem inaugural desta rota marítima, realizada em maio de 2022, contemplou a paragem em dois portos da região Centro de Portugal, Peniche e Aveiro.
Passeio Verde conta com o apoio da Kia Portugal - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa que semanalmente, ao longo do ano de 2025, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. "Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Boa Cama Boa Mesa/Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”