Boa Cama Boa Mesa

Com vinhos e petiscos, Júlio Pereira reabre um dos mais emblemáticos restaurantes do Funchal

O icónico Theo’s vai voltar a dar que falar a partir de março. A ementa incide na gastronomia portuguesa, com vinhos e petiscos

A cozinha portuguesa está em alta! Chouriço assado no recipiente de barro, arroz de polvo, “açorda de tachinho com gema de ovo”, ou cataplana são alguns dos pratos a constar na lista de sugestões do renovado Theo’s. As sugestões são ditadas pelo empresário e chef Júlio Pereira, que, em 2023 adquiriu este restaurante icónico localizado em pleno centro histórico da cidade do Funchal. “Houve uma fase de valorização do produto. Agora, estamos na fase da valorização da nossa cozinha, dos nossos costumes”, explica.

“É um espaço de restauração desde 1933. Chamava-se Theo”, conta Júlio Pereira. Com a passagem do tempo e em conformidade com as tendências de cada época, o espaço teve várias vidas. “Foi uma casa de chá e passou a restaurante.” Na década de 1960 também se tornou uma sala de dança. “Foi, desde sempre, um sítio de referência na cidade do Funchal. Por isso, vai manter o nome Theo’s”, reforça o empresário. “Quero torná-lo um restaurante de referência na cidade e ligar à minha oferta no Funchal. Vai ter a assinatura de cozinha portuguesa, daquilo que é a portugalidade. Uma cozinha sem truques”, garante.

Açorda

Júlio Pereira convida o chef Carlos Gonçalves (do grupo Savoy Signature) para assumir a função de chef executivo do grupo, que detém os restaurantes Kampo, aberto desde dezembro de 2018, Akua, criado em julho de 2019, e o atual Theo’s, com data marcada para o próximo dia 4 de março. “Preciso do Carlos [Gonçalves] como chef criativo. Está com muita vontade de crescer! Não quero tirar o mérito do trabalho incrível que ele vai fazer”, acrescenta, contando que se trata de um amigo de longa data.

Theo's by Júlio Pereira

No piso térreo do Theo’s vai funcionar o bar com uma carta composta por sugestões de petiscos, como “o rissol e o croquete, as tábuas e enchidos”. O copo de vinho a acompanhar não vai faltar! O restaurante vai funcionar no andar de cima, “com a cozinha aberta na sala. A sala é muito grande”, afirma o chef Júlio Pereira enquanto aponta para a fotografia, para se perceber o tamanho da varanda que torneia o edifício de uma esquina à outra.

Bife à Portuguesa

O restaurante Theo’s (Avenida Zarco, 2A, Sé, Funchal. Tel. ) vai ter aproximadamente 60 lugares. À semelhança dos demais restaurantes de Júlio Pereira, o horário de funcionamento será das 12h30 às 23h00. A decoração da década de 1930 vai servir de inspiração para os interiores do renovado Theo’s. “Vamos ter uma mesa oval na sala”, uma espécie de mesa do chef, que estará disponível na hora certa. Para já, fica a promessa de comida de partilha à mesa.

Theo's by Júlio Pereira

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!