Na aldeia de Seixo do Côa, no concelho de Sabugal, em plena Beira Interior, não habitam mais de 50 pessoas. “Era uma terra que ia desaparecer, e eu, que aqui nasci, não queria que isso acontecesse”. Quem o afirma é Lourdes Brigas, que com as duas filhas, Susana e Sandra, meteram as mãos à obra para que a aldeia não caísse no esquecimento e construíram o In Bulla, que significa “na bolha”, um hotel rural com oito quartos (a partir de €85) de diferentes tipologias.
Começaram por pensar em recuperar a casa de família, mas depois, recorda Lourdes, “optamos por comprar cinco casas em redor, todas degradadas” e começou a formar-se a ideia de construir um alojamento. “As minhas memórias de infância são daqui, gosto muito de cá voltar e não quero ver a terra desaparecer”, insiste, justificando assim o projeto que desenvolveu em família, quase sem apoios.
O resultado, inaugurado a 1 de outubro de 2023, é um hotel rural onde tudo foi pensado ao pormenor, “até porque a pandemia atrasou os planos e deu mais tempo para pensar em tudo”, recorda Lourdes Brigas, com orgulho, ao mesmo tempo que mostra cada um dos espaços e os salões onde podem ser realizados eventos ou, simplesmente, convívios. Cada quarto caracteriza-se por linhas direitas e design simples, mas contemporâneo, que tornam os espaços acolhedores, ajudando para isso, as lareiras existentes em alguns alojamentos, sempre prontas a, no tempo frio, receberem mais lenha.
Mas é nas traseiras, junto ao jardim, que se esconde o grande segredo do In Bulla: o Spa, com uma piscina infinita que promete atrair os hóspedes. Tem ainda sauna, banho turco, uma fonte de gelo e um jacuzzi para três pessoas e dois gabinetes de tratamentos. E aqui reside outra das novidades. A oferta de massagens é baseada na medicina chinesa, com naturais benefícios para o corpo e mente. De regresso à piscina, metade dentro do Spa e outra no exterior, vai ser aquecida, para que possa ser usufruída ao longo de todo o ano, independentemente do frio.
No alojamento In Bulla (Rua do Chafariz, 8, Seixo do Côa. Tel. 964806977), a pedido, podem ser reservadas refeições, se bem que cada casa tem uma pequena kitchenette, mas todos os dias chega à porta uma cesta com produtos frescos para o pequeno-almoço, que variam consoante a oferta das estações. E dos alpendres, que dão acesso aos quartos, dá vontade de bater à porta do lado para pedir um raminho de salsa.