Boa Cama Boa Mesa

Morreu o chef Bill Granger, “Rei do pequeno-almoço” e criador da “Tosta de abacate”

O chef australiano foi estrela do programa de televisão "Bill's Kitchen in Notting Hill", ariu 19 restaurantes e escreveu 14 livros de culinária. Faleceu no dia 25 de dezembro em Londres, aos 54 anos

A notícia foi dada nas redes sociais pela família: “Marido e pai dedicado, Bill faleceu pacificamente no hospital, acompanhado pela mulher, Natalie Elliott, e as três filhas, Edie, Inès e Bunny”, sem avançar a causa da morte, mas, segundo o Sydney Morning Herald, o chef foi diagnosticado com cancro há vários meses. Ao longo de uma carreira de mais de 30 anos, o chef, nascido na Austrália, abriu 19 restaurantes em cidades como Londres, Sydney, Tóquio, Osaca e Seul, além de ter escrito 14 livros de culinária e lançado várias séries de televisão, como "Bill's Food" ou "Bill's Kitchen: Notting Hill", transmitidas em cerca de 20 países, incluindo em Portugal.

Nascido a 29 de agosto de 1969 em Melbourne, Bill Granger, que começou como cozinheiro autodidata, foi condecorado este ano com a Medalha da Ordem da Austrália. Com uma carreira de sucesso, que levou a que fosse apelidado como o “Rei do pequeno-almoço”, diz também o Sydney Morning Herald, que a “Tosta de abacate” foi o legado que deixou para o mundo.

As reações não se fizeram esperar. “Esteja em paz, querido e maravilhoso Bill Granger. Chocante e profundamente triste ao saber da sua morte hoje com apenas 54 anos….Eu amei muito @bill.granger, ele era um homem maravilhoso, caloroso, charmoso e tinha uma facilidade e estilo extraordinários na cozinha que só poderiam vir da Austrália. Muitas luas atrás, lembro-me de ter ido ao seu primeiro restaurante em Sydney em Darlinghurst, foi tão bom, tão descontraído, ótima comida e café e anos à frente do seu tempo, ele estava em pleno vigor. Deus te abençoe Bill, amor e respeito irmão! Muito amor para sua família e amigos”, disse o conhecido chef britânico Jamie Oliver.

Também Nigella Lawson disse “​​​​acho impossível encontrar as palavras certas, mas não existem palavras certas quando o que aconteceu é tão errado. Com o coração partido ao saber que @bill.granger morreu. Ele era o homem mais adorável, e a alegria que nos deu – seja através da sua comida, dos seus livros, dos espaços que criou para nós, ou pessoalmente – veio da bondade, da generosidade e da exuberância pura e brilhante do seu próprio eu. Tão devastado por sua família. É muito cruel. Que a memória dele seja uma bênção”.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram