Há mais de duas décadas, quando surge a Imppacto Catering & Eventos, o catering é um produto massificado. São apresentados os menus e os preços divergem consoante a qualidade do produto, o número de pratos de cada lista. Em 2017, a empresa de Paulo e Lucinda Pinto é submetida a “um rebranding e posicionamo-nos como uma experiência”, conta Ricardo Bonacho, diretor de divulgação e marketing da Imppacto Catering & Eventos, desde 2017, e cofundador da Food Design Lab. Com a pandemia, é criado o serviço de “levar o catering a casa das pessoas”.
Face às novas exigências do mercado, é fundada a Food Design Lab, em fevereiro de 2022. Trata-se de “uma empresa independente que está ligada à Imppacto e que se apoiam mutuamente”, afirma Ricardo Bonacho. É “uma nova Imppacto”, da qual faz parte o chef executivo André Gerardo, ancorada em duas palavras-base: inovação e a criatividade. “Implementamos momentos mais disruptivos, que se descolam do catering tradicional, massificado, em que a comida passa despercebida, porque a comida é importante, é essencial em qualquer temática”, explica.
A resposta está em desenvolver experiências personalizadas. Aceitam-se desafios, adapta-se a logística e criam-se menus exclusivos. “Os nossos menus têm de se adaptar ao que o nosso cliente quer, para que ele também possa proporcionar experiências aos clientes dele. Acho que isso é o futuro do catering”, garante Ricardo Bonacho. “Se houver um carro com uma característica específica do ponto de vista tecnológico e quer que esta especificidade sobressaia no catering, vamos encontrar uma solução, para que no serviço ou na apresentação, ou na própria comida, esse conceito fique visível”, exemplifica.
O desafio passa por despertar os cinco sentidos. A visão é sempre a primeira a ter o privilégio de analisar um prato. A escolha criteriosa de cada produto e as cores dos ingredientes têm de estar em consonância com as tonalidades do prato. Os talheres também entram em cena e, neste palco sensorial, se a comida for apresentada como algo “orgânico”, o prato em madeira é eleito como suporte. Casos há em que a loiça é personalizada. Acresce o som e as texturas, “que ajudam a reforçar o conceito do prato. São pratos pensados em função do que é a experiência sensorial que vamos proporcionar”, defende Ricardo Bonacho.
Tudo é pensado ao detalhe no catering. Até mesmo o transporte da loiça, desde a cozinha à mesa, deve ser facilitado. “A maneira como comemos, a perceção que temos, do ponto de vista da comunicação, a maneira como colocamos o prato à frente do cliente, os utensílios utilizados. No fundo, estamos a comunicar com o cliente”, afirma. O resultado esteve à vista no “Essentia - Sentir quem somos”, evento organizado pela Imppacto Catering & Eventos (Quinta da Pimenteira, Estrada da Pimenteira, Lisboa. Tel. 212962365), que teve lugar em novembro, na Quinta da Pimenteira, em Lisboa.
Uma “experiência imersiva” à mesa, desenvolvida pelo Food Design Lab (Quinta da Pimenteira, Estrada da Pimenteira, Lisboa. Tel. 966611895), laboratório de experiências, em que a missão consiste em desenvolver a vertente ligada à inovação, criatividade, técnica e tecnologia. São estes os requisitos que “permitem ultrapassar todos os limites na cozinha”, avança o cofundador deste projeto. Neste espaço de experimentação, colaboração e partilha desenvolvem-se receitas, produtos, menus, mas também cursos de curta duração. “Temos equipamentos que nos possibilitam utilizar técnicas de vanguarda. Estas podem ser adaptadas ao catering e proporcionar essas experiências”, até mesmo a outros chefs, a quem queira dar azo à imaginação, porque, aqui, “todas as ideias são válidas”, remata Ricardo Bonacho.