Era n’O Pastus, em Paço de Arcos, restaurante que abriu em 2020, que dava vida ao receituário tradicional com toque autoral. Antes, passou por cozinhas como a do Tabik, Casa da Dízima e Casa de Pasto, em Lisboa. Hugo Dias de Castro morreu aos 34 anos e o anúncio foi feito esta quarta-feira pela mulher, através das redes sociais do restaurante.
“Perdi o meu melhor amigo, O meu companheiro. Estamos a viver momentos tristes”, pode ler-se na publicação de Anna Karen Fuentes. “Estaremos encerrados mas regressamos sexta-feira para continuar o legado que o Hugo nos deixou, manterei a origem e os sabores que ele tão bem me ensinou”. Não foi detalhada a causa da morte do chef que deixa dois filhos.
Esta quinta-feira, dia 14, pelas 19h00, família e amigos reúnem-se no restaurante para celebrar a vida do jovem chef, natural de Guimarães.
Sobre O Pastus (Avenida Marquês de Pombal, 5, Paço de ArcosTe l. 932711785 ) pode ler-se no Guia Boa Cama Boa Mesa 2023: “Discreto, é um pequeno laboratório para Hugo Dias de Castro. A cozinha aberta permite observar parte da confeção de escolhas soltas e novidades semanais, mas é através de um dos dois menus de degustação que melhor se capta o trabalho do jovem chef. “Lavagante, brioche e mizunas”, “Atum dos Açores maturado, ponzu e nabos dourados” e “Bacalhau, enguia e pak choi” são algumas opções. O coreto, com vista para o Tejo, é uma sala “alternativa”.