Boa Cama Boa Mesa

Portugal é o quarto destino turístico mundial mais procurado no Google em 2023

Todos os anos o motor de busca publica uma lista que resume as pesquisas dos últimos 12 meses. Segundo os dados a que a Condé Nast Traveller teve acesso, Portugal aparece como quarto favorito do Mundo, logo a seguir a destinos como Grécia, Espanha e Itália

Para os utilizadores do Google em 2023, Portugal surge na quarta posição dos destinos turísticos mais procurados no Mundo. Uma posição honrosa, que a Condé Nast Traveller destaca, sendo apenas superado, em termos de buscas, por países de maior dimensão, com a Grécia no primeiro lugar das pesquisas, seguida da Espanha e da Itália. Conforme os dados revelados pelo motor de busca, o destino Portugal é procurado, em primeiro lugar, pelos utilizadores do Reino Unido, seguindo-se os da Espanha, França, Alemanha e dos Estados Unidos da América.

Açores
DR

Na justificação dada para esta procura, a Condé Nast Traveller diz que “desde a explosão de restaurantes excitantes que abrem no Norte até aos santuários de águas azuis do Sul, há muito à espera dos viajantes em Portugal”. Entrando nos detalhes, continua a dizer que “o Porto é um destino relativamente novo no campeonato gastronómico europeu, mas ganhou rapidamente reputação”. Destaque ainda para “o remoto arquipélago dos Açores”, que dizem ser “muitas vezes esquecido em favor das estâncias balneares do país”, fazendo depois o apelo a que se “pense nas águas termais, nas lagoas azul-turquesa e nos vulcões que perfuram as nuvens”. Termina a análise dizendo que “Lisboa, claro, dispensa apresentações, além disso, foi recentemente eleita a escapadela urbana mais económica da Europa para 2023”.

Lisboa

Quanto a cidades portuguesas mais procuradas pelos utilizadores do Google, Lisboa surge na primeira posição, seguido de Albufeira, do Porto e do Funchal. Lagos, Quarteira, Faro e Portimão surgem nas posições seguintes, terminando o Top 10 a vila de Cascais e Almancil. Na segunda metade da lista, até ao número 20, aparecem Vila Nova de Gaia na posição 11, seguidas por Alvor, Carvoeiro, Porches, Tavira, Sintra e Ponta Delgada. Aveiro, Caniço e Coimbra completam a seleção das procuras.

Aethos Ericeira
Pion Studio

Para 2024, a Condé Nast Traveller já selecionou os 12 melhores locais para visitar na Europa, onde Portugal surge como uma das opções. A publicação destaca a Costa de Prata, dando até exemplos de espaços a não perder. No artigo em que sugere este destino em Portugal, assume não ser esta uma zona “tão vistosa como a Comporta, e muito menos conhecida do que o Algarve, mas com mais energia surfista que a Costa Vicentina”. Refere ainda que “a Costa de Prata é a faixa da costa atlântica de Portugal que mais nos entusiasma neste momento”, sugerindo uma viagem de sul a norte, começando na “Ericeira, onde a Aethos Hotels abriu um espaço onde o design inteligente se combina com a frescura costeira descontraída no final do ano de 2022”. Destaca ainda o calor sentido no terraço do “Immerso, um hotel repleto de artesanato local, e a personalidade verdadeiramente portuguesa do novo restaurante e clube de praia Balagan”.

Areias do Seixo

Seguindo para norte, destaca-se que o hotel “Areias do Seixo continua a ser uma referência em estadias de luxo na Costa de Prata, enquanto na Nazaré, onde o surfista alemão Sebastian Steudtner surfou uma onda recorde mundial de 26,21 metros, o Ohai Nazaré é um glamping familiar perfeito”. Recomendam ainda uma “visita a Óbidos, uma das vilas mais bonitas de Portugal”, sendo esta passagem pela vila “a desculpa perfeita para ficar no boémio Literary Man”. Se preferir golfe, diz a publicação, “faça o check-in no Marriott's Praia D'El Rey”. Ao longo da costa, continua, “o centro de surf Peniche tem praias de destaque, incluindo a da Consolação, e é um excelente ponto de partida para as ilhas Berlengas, um paraíso cada vez menos secreto”.

A viagem termina em Aveiro, conhecida como a Veneza de Portugal, onde sobressai a recente abertura do MS Collection Palacete de Valdemouro sob a insígnia Small Luxury Hotels. “Não há dúvida de que a Costa de Prata está no caminho certo para conquistar a medalha de ouro”, conclui.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!