Cravejada de cepas de várias idades, plantadas em solos predominantemente de areia, a Península de Setúbal, é uma região vínica imensa que se estende até Santiago do Cacém, com Palmela a deter a coroa de centro vinhateiro. Esta planície serviu de inspiração para a criação do primeiro percurso pedestre e ciclável de índole enoturística na região. Chama-se “Jardins de Vinhas” e integra a visita a cinco adegas, mediante reserva prévia, com início marcado na Adega Fernão Pó, seguindo-se a vizinha Casa Dupó. Continue em direção à Casa Ermelinda Freitas e a Filipe Palhoça Vinhos. No final, faça um desvio até à Quinta do Monte Alegre.
Deixe-se levar pelo silêncio do campo, contemple a paisagem singular e parta à descoberta a pé ou de bicicleta deste percurso com de 11,5 km, que se percorre em cerca de três horas. As visitas guiadas, previamente agendadas, custam €10. Ao longo desta pequena rota encontra sinalética a identificar as castas, bem como painéis informativos sobre cada adega. Aproveite para fazer visitas e prova de vinhos, aprofundar o conhecimento sobre a história, as castas da região e o processo de vinificação.
O percurso “Jardins de Vinhas”, implementado dentro do limite geográfico da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, no concelho de Palmela, resulta da parceria entre o município e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e as adegas aderentes. Complemente o passeio com a Rota de Santo Isidro, em Pegões, no concelho do Montijo. O objetivo é conhecer a ruralidade do território, com a Adega de Pegões, cuja visita requer marcação, a paisagem, como o montado ou o pinhal das Sesmarias, e o património edificado representado, por exemplo, pelo colonato de Santo Isidro de Pegões.
Os programas da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal incluem ainda passeios enoturísticos no rio Sado, piqueniques na vinha e vindimas em vários produtores.
Festas das Vindimas
Palmela promove, entre 30 de agosto e 5 de setembro, mais uma edição da tradicional e concorrida Festa das Vindimas. Momentos emblemáticos como a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto, o Cortejo dos Camponeses e o Cortejo das Vindimas 2023, no dia 3 de setembro, são pontos altos do programa de celebrações, que inclui espetáculos de David Carreira, André Sardet e José Cid. Conte ainda com um mercado vinhos, showcookings e harmonizações vínicas. Como manda a tradição, a 60.ª Rainha das Vindimas vai ser coroada na noite de 30 de agosto.
Fins de semana gastronómicos
Os premiados vinhos do concelho de Palmela inspiram a criação de pratos principais, bebidas e sobremesas, servidos em dois fins de semana por 17 restaurantes, cafés e pastelarias. Trata-se de mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Vinho de Palmela, que decorrem de 1 a 3 e de 8 a 10 de setembro. O Moscatel vai estar em destaque nas ementas. Na Confeitaria Retiro Azul pode provar pastel de nata com Moscatel de Setúbal e pastel de Moscatel de Setúbal, enquanto no restaurante Dona Isilda, depois do empadão de aves servem-se peras bêbedas de vinho branco com Moscatel. No restaurante Casa do Castelo, com uma vista panorâmica única, o prato principal é camarão tigre com vinho branco de Palmela e a sobremesa, bolo de chocolate com Moscatel. Já na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, localizada em Palmela, pode fazer uma prova de cinco vinhos “Seleção da Região”. Pode consultar a lista de aderentes e as respetivas ementas na página da Câmara Municipal de Palmela.