Decorre, entre os dias 16 a 25 de junho na Figueira da Foz, o Festival das Caldeiradas. É o terceiro evento de 2023 da iniciativa “Figueira com Sabor a Mar”, que já vai na edição 32. A “Caldeirada”, é um prato típico dos pescadores, bastante diversificado, uma vez que pode ser feita com várias espécies de peixe, enriquecida com a sopa de peixe ou com uma massada. Nesta edição, os pratos apresentados ficam ao critério dos restaurantes aderentes que vão apostar no único segredo para uma caldeirada perfeita: a frescura do peixe.
Tradicionalmente, na confeção da caldeirada na Figueira da Foz entram os chamados “peixes finos”, como a raia, o tamboril, a pata-roxa, o cação ou a tremelga, mas nesta edição surge também a “Caldeirada de Petinga à Buarcos”, única no início do século passado e que acabou por ser o mote para outro tipo de caldeiradas, hoje vulgarmente encontradas por todo o país, feitas só com um tipo de peixe.
São 14 os restaurantes participantes no Festival das Caldeiradas 2023. A Casa Marquinhas é um deles, bem como o Caçarola Dois, Caçarola 1, Lota Nova, A Cantarinha e o Restaurante Aldente. O Restaurante A Ver o Mar também participa com a receita própria de caldeirada, bem como o restaurante Bijou, a Casa Tyrone, o Restaurante dos Armazéns, a Muralha Chafarica, a Casa dos Papagaios, o PEP'S Restaurante, e o restaurante O Pescador.
Depois do Festival das Caldeiradas, a Figueira da Foz recebe ainda este ano o Festival da Feijoada de Búzios, de 8 a 17 de setembro e o Festival de Bacalhau e derivados de 17 a 26 de novembro.