Boa Cama Boa Mesa

Cascata do Fojo: o novo passadiço, o trilho e o sapo que esconde um urso

Com rampas, plataformas e escadas, os Passadiços da Cascata do Fojo, no concelho minhoto de Monção, foram inaugurados há dias e permitem, não só apreciar a beleza do local, como convidam a descobrir alguns segredos da região

Foi, durante muitos anos, um segredo bem guardado pelas populações da freguesia de Lara. Classificada como “lugar paradisíaco”, a área onde se esconde a cascata destaca-se, obviamente, pela beleza e força da queda de água, entre duas paredes rochosas, mas também pelas pequenas lagoas criadas pela dinâmica da natureza. “Um lugar fascinante e convidativo, onde é possível apreciar alguns moinhos seculares que, em outros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do trigo”, descreve o município de Monção, localizado no limite norte de Portugal, no Alto Minho.

Com o aumento do número de visitantes, que também se deve à existência de um trilho de caminhadas, foi agora (no dia 13 de janeiro) inaugurado o Passadiço da Cascata do Fojo, constituído por rampas, plataformas e escadas, na maioria em madeira de pinho tratado, com uma extensão aproximada de 350 metros. Foi objetivo da junta de freguesia “facilitar o acesso aquele espaço edílico” e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a região, incluindo alguns dos tesouros naturais e segredos improváveis.

Cascata do Fojo

Uma das formas de o fazer é seguir o Trilho da Cascata do Fojo, com uma extensão de 10 quilómetros e que promete algumas surpresas, conforme explicou à Rádio Vale do Minho, o presidente da freguesia, Carlos Vieites: um penedo em forma de sapo. Com cerca de 4,5 metros de altura e 5 metros de comprimento, a formação rochosa destaca-se na paisagem. “Encontra-se em propriedade privada. Mas felizmente o dono do terreno foi de elevada gentileza e autorizou a promoção deste penedo”, explicou o autarca, para logo depois, voltar a surpreender ao anunciar outro segredo, “uma obra da natureza com milhões de anos”: em baixo, bifurcações nas rochas parecem formar aquilo que muitos assemelham a um simpático urso animado, “Ficamos maravilhados com isto e estamos a mostrar agora para que todos possam ficar a conhecer neste trilho”, cujo início se localiza no lugar do Forno, nas proximidades da entrada para o Passadiço da Cascata do Fojo, explicou Carlos Vieites.

O novo Passadiço da Cascata do Fojo

Refira-se que, para chegar à Cascata do Fojo, a cerca de 6 km de Monção, deve seguir em direção ao lugar do Forno. Junto a uma pequena represa, encontra a indicação do local, bastando seguir a levada (canal de água) que, mais à frente, conduz até às cascatas. O percurso, com 300 metros, encontra-se identificado com sinalização vertical.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!