Blitz

Televisão pública espanhola avança que Portugal vai boicotar a Eurovisão caso Israel participe mas a RTP nega

A emissora pública espanhola garante que Portugal se irá juntar ao boicote ao festival da Eurovisão em caso de participação de Israel, mas a própria RTP já o negou

Sarah Louise Bennett / EBU
Portugal irá juntar-se ao boicote ao festival da Eurovisão caso Israel participe na próxima edição do concurso, avançou a RTVE, a estação pública espanhola.
Segundo a RTVE, tudo será oficialmente decidido em novembro, após a votação que será levada a cabo pela União Europeia de Radiodifusão. Tanto Portugal como a Bélgica, igualmente referida pela RTVE, não confirmaram publicamente o boicote; Portugal limitou-se a esclarecer que o vencedor do Festival da Canção 2026 fica apenas “habilitado” a participar na Eurovisão.
Oficialmente, apenas a Espanha, a República da Irlanda, os Países Baixos, a Eslovénia e a Islândia confirmaram a sua ausência da Eurovisão caso Israel participe.
A presença de Israel no concurso tem gerado forte polémica, devido ao atual conflito em Gaza. Figuras como Salvador Sobral, vencedor da Eurovisão em 2017, têm apelado a um boicote português.
Porém, após a notícia da RTVE, uma fonte oficial da RTP negou “categoricamente” que Portugal esteja a planear boicotar o evento, em declarações à Rádio Renascença.
Segundo a RTP, a notícia que dá conta do boicote português “é falsa”. A televisão pública “estranha" ainda "a sua divulgação, dado não ter sido contactada pela televisão espanhola, nem ter tomado qualquer posição sobre este tema”.