Março arranca com várias novidades de monta, no que diz respeito a álbuns e canções. Esta sexta-feira, chega às lojas e ao streaming “Liam Gallagher John Squire”, um álbum que, como o título indica, nasce da colaboração entre o vocalista dos Oasis e o guitarrista dos Stone Roses. ‘Mars To Liverpool’ é o single mais recente da icónica dupla da música britânica.
Também de Inglaterra, e também com um título peculiar, chegam os Kaiser Chiefs, com um disco ao qual entenderam chamar “Kaiser Chiefs Easy Eighth Album”. O disco foi produzido por Amir Amor e tem em ‘Feeling Alright’, coproduzido pelo lendário Nile Rodgers, o primeiro single.
Igualmente do Reino Unido, Bruce Dickinson, conhecido como timoneiro dos Iron Maiden, lança hoje um novo álbum. “The Mandrake Project” foi criado com o produtor Roy Z e tem em “Afterglow of Ragnarok” e “Rain On The Graves” os primeiros singles. Ao vivo, Bruce Dickinson irá apresentar-se com dois guitarristas – Philip Naslund e Chris Declercq, o baterista Dave Moreno, a baixista Tanya O’Callaghan e o teclista Mistheria.
No que toca a canções novas, não faltam opções: esta semana, os Cigarettes After Sex partilharam ‘Tejano Blue’, primeira amostra de “X's”, nas lojas em julho. Em novembro, tocam na Meo Arena, em Lisboa.
Em Portugal, destaque para o regresso de João Coração, cantor-compositor que, após 15 anos de pousio, hoje lança a canção ‘Miúda’. Inspirada por uma “história imaginária sobre uma figura feminina na vida do artista”, ‘Miúda’ antecipa um álbum a ser editado a 31 de maio. A acompanhar João Coração em estúdio estiveram Salvador Seabra (Capitão Fausto), Tony Love (Lena D’Água, Joana Espadinha,, Jonatas Pires (Samuel Úria, Pontos Negros) e Velhote do Carmo (Filipe Karlsson).
Também hoje recebemos ‘Can’t Always Win', primeira amostra do novo álbum de Wolf Manhattan, projeto de João Vieira (X-Wife, White Haus). O álbum conta com produção de André Tentugal e sai a 22 de abril. Quanto ao single, é, nas palavras do autor, “uma canção positiva com um lado melancólico e nostálgico”. O vídeo foi filmado por Kristian Ozer Kettner e editado por Vasco Mendes.
Com a estreia do filme “O Vento Assobiando nas Gruas” chega também o vídeo de ‘Filho do Vento’, canção que Dino D'Santiago gravou para a banda-sonora da adaptação para cinema do romance homónimo de Lídia Jorge. Neste filme, o artista português estreia-se também como ator. ‘Filho do Vento’ nasceu de uma colaboração entre Dino D'Santiago e Toty Sa'Med.
Ainda em Portugal, destaque para ‘A Rendição’, novo single de “As Berlengas”, álbum conceptual de Benjamim, com edição prevista para 5 de abril, e para ‘Out of Time’, um “one-shot video” realizado por André Tentugal para a canção do mesmo título dos portuenses Best Youth, que no início deste ano lançaram o álbum “Everywhen”.
Com disco novo em abril, os Happy Mess apresentam esta semana ‘Dançar no Escuro’, terceiro single do álbum que terá por título “Horas Dias Meses Anos”. O tema tem participação especial de Emmy Curl e João Barradas no acordeão.
Quatro anos depois da morte precoce de Xico da Ladra (João Matos), figura marcante dos concertos e da noite de Lisboa, Samuel Úria partilha uma canção de homenagem ao seu amigo. “O início de março de 2020 bem pode ficar comummente associado ao primeiro confinamento da COVID-19; para um punhado de gente (punhado de mãos grandes, dedos abundantes), a data lembrará, acima de tudo, o desaparecimento do nosso amigo Xico. E lembra-me, desde logo, que o herói da A-MI-ZA-DE nunca poderia redundar em unsung hero.”
Com visita marcada a Portugal este ano, para um concerto no Rock in Rio Lisboa, os James acabam de partilhar ‘Our World’, novo single do álbum “Yummy”, nas lojas a 12 de abril. Também os norte-americanos Cage the Elephant fizeram antecipar o novo “Neon Pill”, previsto para 17 de maio, com o tema ‘Out Loud’, ao passo que os Twenty One Pilots escolheram ‘Overcompensate’ para apresentarem “Clancy”, álbum nas lojas também em maio.
Nesta primeira sexta-feira do mês, destaque ainda para ‘Acabou, mas Tem’, “uma canção que sorri com uma ponta de dor”, da autoria do rapper brasileiro Emicida, e para ‘Uma Casa Pa Morá', cartão de visita de “Nha Riqueza”, álbum dos Fogo Fogo prometido para 22 de março.
A uma semana da estreia no Coliseu de Lisboa, Carolina de Deus partilha hoje o single ‘Modo Auto-Piloto’, “um hino poderoso para quem luta com os demónios interiores e se esforça por recuperar o sentido de autoestima e felicidade”, escrito por si e com vídeo de Sebas Ferreira. Por seu turno, a cantora-compositora portuguesa April Marmara lança hoje uma “bonus track” do seu álbum de 2023, “Still Life”, de título ‘Finding My Ways’.
Despedimo-nos com o regresso dos Mdou Moctar, quarteto rock do Níger, aos álbuns, com “Funeral for Justice”, apresentado como um trabalho “mais alto, mais rápido e mais selvagem, com solos de guitarra marcados por feedback e letras apaixonadamente políticas”, e ‘Evening Mood’, novo single de Julia Holter, em antecipação do seu sexto álbum de estúdio, “Something In The Room She Moves”, previsto para 22 de março.