Blitz

Música nova para o fim de semana: o regresso dos The Smile, a estreia dos Cara de Espelho e Dino D’Santiago enquanto “filho do vento”

Dois super-grupos (os The Smile com dois membros dos Radiohead, os Cara de Espelho com um ‘quem é quem’ da música portuguesa), Dino D’Santigo num projeto diferente, o segundo álbum dos Club Makumba, de Tó Trips, e mais música nova feita em Portugal estão entre os destaques da última sexta-feira de janeiro. Conheça aqui o ‘menu’ da semana

Dino D'Santiago

O regresso dos britânicos The Smile, banda que conta com os préstimos de Thom Yorke e Jonny Greenwood, dos Radiohead, e que no final do verão atuará no Meo Kalorama, em Lisboa, é um dos destaques desta sexta-feira, no que toca a lançamentos discográficos. Na crítica ao álbum “Wall of Eyes”, Mário Rui Vieira escreveu que o disconasce de ideias desarticuladas, mas endireita-se com mestria”.

Também de volta estão os norte-americanos Future Islands, com o álbum “People Who Aren't There Anymore”. Dez anos após o impacto de “Singles”, que os tornou mais conhecidos do grande público, a banda de Samuel T. Herring lança o seu sétimo longa-duração.

Em Portugal, destaque para os Cara de Espelho, banda que junta Pedro da Silva Martins, ex-Deolinda, a Luís José Martins, seu antigo companheiro naquele grupo, Mitó (A Naifa), Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa), Nuno Prata (Ornatos Violeta) e Sérgio Nascimento (de Humanos e um dos ‘Assessores’ de Sérgio Godinho). Pode ler sobre o primeiro disco dos Cara de Espelho aqui e ouvir, no Posto Emissor desta semana, Pedro da Silva Martins falar sobre o seu novo projeto.

Também hoje, chega às lojas e ao streaming “Sulitânia Beat”, segundo álbum dos portugueses Club Makumba. Nesta segunda viagem por terras do sul, pode ler-se em comunicado, a banda de Tó Trips, João Doce, Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo parte em busca de novos sons. Trata-se, dizem os músicos, de “uma viagem mais experimentalista e psicadélica, na qual a liberdade de cada um se funde em corpos que dançam desenfreados em areias quentes.”

“Sulitânia Beat” será apresentado no Maus Hábitos, no Porto, a 23 de fevereiro; no Cine-teatro de Estarreja a 24; no B.leza, em Lisboa, a 29; no Texas Bar, em Leiria, a 1 de março, e no Salão Brazil, em Coimbra, no dia seguinte.

Esta sexta-feira, é ainda lançado um novo tema de Dino D'Santiago - ‘Filhos do Vento’, que integra a banda-sonora do filme “O Vento Assobiando nas Gruas”, adaptação do romance homónimo de Lídia Jorge, com realização da suíça Jeanne Waltz e a participação do próprio músico, enquanto ator. Dino D'Santiago escreveu ‘Filho do Vento’ com Toty Sa'Med, que também produziu a canção.

Quanto ao filme, desenrola-se no Algarve, nos anos 90, sendo protagonizado por Beatriz Batarda, João Lagarto e Ana Zanatti. Estreia-se em fevereiro.

Ainda hoje, chega mais um single de “Bolero”, disco conjunto de Tape Junk e Pedro Branco, que sairá a 16 de fevereiro. Unindo os esforços do alter-ego de João Correio e do guitarrista Pedro Branco, o álbum reúne “histórias baseadas em factos reais com os ingredientes de um bom blockbuster: corações partidos, um ceticismo pungente, uma esperança embriagada no acaso dos nossos encontros e desencontros”. ‘Wally’ é o single desta semana.

Na última sexta-feira de janeiro, destaque ainda para mais uma amostra de “Miguela”, primeiro álbum da cantora portuguesa Silly. ‘Herança’ é a mais recente canção retirada do vindouro trabalho, que resulta da colaboração da artista com Fred Ferreira e será apresentado ao vivo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a 10 de fevereiro.

Na semana passada, também Madalena Palmeirim lançou um álbum: “Morna Mansa” segue-se a “Right as Rain”, de 2019, e resultou da ida da cantora-compositora para as montanhas da ilha de São Vicente, em Cabo Verde, durante a pandemia,