A banda sonora do filme “Pobres Criaturas”, do realizador grego Yorgos Lanthimos, é uma das cinco nomeadas para o Óscar de Melhor Banda Sonora Original. O registo musical do filme, da responsabilidade do compositor Jerskin Fendrix, conta com o tema ‘O Quarto (Fado Menor)’, interpretado pela fadista Carminho, que também participa no filme, contracenando com a atriz Emma Stone.
Os outros nomeados nesta categoria dos mais importantes prémios de cinema norte-americanos são: “American Fiction” da compositora Laura Karpman, “Indiana Jones e o Marcador do Destino” do compositor John Williams, “Assassinos da Lua das Flores” do compositor Robbie Robertson e “Oppenheimer” do compositor Ludwig Göransson. Da banda sonora de “Pobres Criaturas”, fazem também parte temas com títulos alusivos a Portugal: ‘Lisbon’ e ‘Portuguese Dance I’ e ‘Portuguese Dance II’.
Além de nomeado para o Óscar de Melhor Banda Sonora Original, “Pobres Criaturas” compete também para os prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador (Yorgos Lanthimos), Melhor Atriz Principal (Emma Stone), Melhor Ator Secundário (Mark Ruffalo), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Caracterização, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Design de Produção. Consulte todas as nomeações aos Óscares de 2024 neste link.
Recorde-se que Caminho foi convidada do podcast Posto Emissor no início do mês, tendo falado sobre a sua participação em “Pobres Criaturas” e explicando que o filme recriou Lisboa num estúdio em Budapeste: “Simularam Lisboa inteira”, disse a fadista, “fizeram prédios inteiros de esferovite, o Cais das Colunas, um porto e um restaurante de ostras incrível”.