Blitz

A razão pela qual Elton John odeia Keith Richards dos Rolling Stones

Dois vultos da música há muito tempo de costas voltadas. O caso remonta a 1988, mas agudizou-se na década seguinte

Elton John, Keith Richards / foto: Getty Images

Elton John e Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, têm muitas coisas em comum. Mas, para além dos sucessos musicais e da nacionalidade britânica, há uma que tende a ficar esquecida: o ódio que, aparentemente, nutrem um pelo outro.

A história remonta a 1988, quando Richards foi instado pela revista “Rolling Stone” a comentar alguns temas pop da altura, entre eles ‘I Don’t Wanna Go On With You’, de Elton John. Referindo-se a Elton usando o nome de baptismo deste, Reginald Dwight, o guitarrista limitou-se a comentar: “É um bom tipo, mas um fingidor”.

Mais tarde, rememora a Far Out Magazine, o conflito agudizar-se-ia após a morte da Princesa Diana e o sucesso global da nova versão de ‘Candle In the Wind’ adaptada em 1997 para homenagear Diana de Gales depois de, nos anos 70, ter a vida de Marilyn Monroe como temática. “Arreliou-me um bocado. Uma canção para loiras mortas”, disse à “Entertainment Weekly”. “Eu não o faria, mas só lhe interessa o show business”. Desta feita, Richards não ficou sem resposta de Elton John, que ao “New York Daily News” comentaria: “Ainda bem que deixei as drogas e o álcool. Odiaria ser como o Keith Richards, patético. É como um macaco com artrite, a tentar ir para o palco parecer jovem”.

Porém, durante a cerimónia de 2015 dos GQ Awards, os dois músicos foram vistos a sorrir e a conversar de forma calorosa, deixando no ar a ideia de que este ‘ódio’ já teve melhores (piores?) dias.

Keith Richards, Elton John e Patti Hansen (esposa de Richards) numa gala da revista “GQ”, em Londres, setembro de 2015 / foto: Getty Images