Os problemas nos sistemas informáticos internos do Sistema Nacional de Saúde (SNS), com impacto na atividade de vários hospitais e centros de saúde em todo o País, foram resolvidos, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a entidade gestora das plataformas, ao fim da manhã desta quinta-feira.
Desde esta madrugada que os sistemas informáticos centralizados nos SPMS - como o SClínico, que colige informação clínica de pacientes - estavam em baixo em vários hospitais, avançou a SIC Notícias. De acordo com as informações recolhidas pelo canal, os médicos perderam acesso ao processo clínico dos doentes, o que impossibilita a execução de exames e novas prescrições.
A situação poderia ainda colocar consultas e cirurgias em risco, o que levou a FNAM a dar indicação aos médicos para avançarem com escusas de responsabilidade.
Em comunicado enviado às redações, a equipa de comunicação dos SPMS informava que a normalidade estava restabelecida: “Os sistemas de informação do SNS estão a funcionar com normalidade em todo o país, permitindo a sua utilização na prestação de apoio aos cuidados de saúde hospitalares e primários”.
“As equipas técnicas da SPMS, em conjunto com as equipas da NOS, operador externo que presta o serviço de infraestrutura de comunicações nos cuidados de saúde hospitalares e primários, trabalharam na resolução dos constrangimentos resultantes da atualização realizada pela NOS no software da Rede Informática da Saúde. A SPMS irá continuar a monitorizar os sistemas de informação para garantir o melhor acesso aos serviços de saúde”, acrescentou.