Saúde

Fernando Araújo recusa fazer Plano de Verão para o SNS pedido pelo governo

O verão é um período complicado para o SNS, devido às férias dos profissionais de saúde. O atual Governo tinha “fundadas expectativas" que Fernando Araújo acedesse ao pedido, uma vez que “é um planeamento que se faz com vários meses de antecedência", mas Fernando Araújo rejeitou

Fernando Araújo assumiu a Direção Executiva do SNS a 2 de novembro de 2022, mas a estrutura só iniciou funções em janeiro do ano passado
Rui Duarte Silva

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, pediu, segundo o jornal “Público”, a Fernando Araújo, o demissionário diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a elaboração do Plano de Verão 2024 para o SNS. A solicitação foi feita numa reunião no Ministério da Saúde nesta terça-feira, mas Fernando Araújo recusou.

O diretor executivo demissionário recebeu o pedido por parte da ministra com alguma estranheza, uma vez que apresentou a demissão a 22 de abril e a mesma foi aceite, tendo ficado apenas dependente da entrega do relatório que lhe tinha sido anteriormente pedido. Segundo o mesmo jornal, o Governo garante que "encontrará mecanismos para garantir que o Verão decorra com normalidade".

O período estival é, por norma, complicado para o SNS devido às férias dos profissionais de saúde. O atual Governo admite que, apesar da recusa, tinha "fundadas expectativas" que a direção executiva elaborasse o plano. "É um planeamento que se faz com vários meses de antecedência", alegam.

Além disso, Fernando Araújo disse que não seria a pessoa mais indicada para levar a cabo a preparação do difícil período do Verão no SNS. Não só por já não estar em funções, mas também porque não conhece o plano de emergência que o ministério vai apresentar até ao início de junho.