Criar um design único "através da sinergia da alta tecnologia e dos factores funcionais de um automóvel com os factores emocionais exigidos pelos utilizadores" é a filosofia da concepção do novo carro híbrido da Toyota, afirmou ao Expresso Wahei Hirai, gestor do Departamento de Design da companhia.
No fundo, trata-se de conceber um carro mais amigo do ambiente que os anteriores, que culmina 12 anos de experiência e mais de 1,7 milhões de híbridos vendidos em todo o Mundo, mas mantendo os valores emocionais que são sagrados para a maioria dos condutores: o prazer de conduzir, a velocidade, a comodidade, a segurança.
A harmonia entre emoção e razão cria novos valores, "e a tecnologia híbrida da empresa é um bom exemplo", explica Hirai. Assim, "a sinergia entre o motor a gasolina e a energia eléctrica criou o automóvel híbrido, um novo valor que não está presente se cada um for usado individualmente".
O gestor explica que no design do novo Prius "os valores dos clientes se podem dividir em três: valores de afirmação, isto é, uma mensagem clara da forma global do novo modelo; valores de significado, ou a história que está por trás da tecnologia e da forma; e valores pessoais".
A terceira geração do Prius deve ser entendida como um "eco-ícone" a partir destes três níveis de valores, "de modo a que o novo carro seja o mais apelativo possível para os clientes".
De linhas mais desportivas e aerodinâmicas do que as duas gerações anteriores, o novo híbrido da Toyota está ser produzido na maior fábrica da companhia (Tsutsumi), em Toyota City, na área metropolitana de Nagoya, ao ritmo de 2300 unidades por dia.