O funeral de Francisco Xavier do Amaral realiza-se quinta-feira no Jardim dos Heróis, em Metinaro, a cerca de 30 quilómetros a Leste de Díli, disse hoje à agência Lusa Fernando de Araújo, sobrinho do falecido primeiro Presidente timorense.
Segundo Fernando de Araújo, o corpo de Francisco Xavier do Amaral, que está a ser velado na residência da família em Díli, será levado quarta-feira às 9h locais (0h em Lisboa) para o Parlamento nacional, onde será feita uma declaração política.
As cerimónias fúnebres prosseguem no Palácio Nobre Lahane, antiga residência do governador português, acrescentou o sobrinho de Francisco Xavier do Amaral.
Lei alterada em cima da hora
Francisco Xavier do Amaral, que era candidato às presidenciais do próximo dia 17 de março, morreu hoje em Díli, aos 75 anos, vítima de doença prolongada.
O estado de saúde do candidato obrigou o Parlamento timorense a reunir-se a semana passada para aprovar alterações à lei eleitoral para o Presidente da República, que previa, em caso de morte de um candidato, o reinício de todo o processo eleitoral e a marcação de uma nova data para o escrutínio.
Primeiro chefe de Estado timorense, foi Francisco Xavier do Amaral quem declarou a independência unilateral de Timor-Leste, a 28 de novembro de 1975, mas só ocupou o cargo durante nove dias, até à ocupação pela Indonésia, ocorrida a 7 de dezembro do mesmo ano.