Marcelo Rebelo de Sousa falou formalmente ao país, um mês depois da TVI revelar uma alegada ‘cunha’ de Belém no tratamento de duas gémeas luso-brasileiras com o medicamento mais caro do mundo. O Expresso explica as respostas, mas levanta as várias dúvidas que o caso ainda coloca – e que parece estar longe de resolvido.
Por que razão só agora Marcelo fala abertamente do email que recebeu do filho, Nuno Rebelo de Sousa, sobre o caso das duas gémeas?
Na sua comunicação ao país, o chefe de Estado justificou que só na última segunda-feira conseguiu reunir todos os elementos sobre o processo. Até ao momento não tinha sido claro sobre se o filho mais velho o tinha contactado sobre o caso e em que moldes. Agora, resume que tudo se passou em 10 dias, entre 21 e 31 de outubro de 2019, coincidindo com a formação de um Governo constitucional, que tomou posse no dia 26”. E garantiu que não tem memória viva de um episódio ocorrido há quatro anos. No entanto, garante ter enviado todos os dados recolhidos para a Procuradoria-Geral da República.