Jornada Mundial da Juventude

Utilização de cartões estrangeiros cresce 40% em Lisboa, Setúbal e Santarém durante a JMJ

Durante os dias da Jornada Mundial da Juventude, realizada em Lisboa no início de agosto, as operações com cartões estrangeiros cresceram 40% nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal. México foi o país cujo número de transações mais cresceu

Ana Baiao

Entre 1 e 6 de agosto de 2023, durante a Jornada Mundial da Juventude que se realizou em Lisboa, o número de transações com cartões estrangeiros nos três distritos com maior número de peregrinos (Lisboa, Santarém e Setúbal) cresceu 40% face ao período homólogo, segundo mostram os dados da SIBS, divulgados esta quarta-feira.

A nível nacional, esse crescimento foi de 21%.

Tendo em conta o total das transações, entre cartões estrangeiros e nacionais, houve um crescimento de 8% no país e de 10% nos distritos mencionados.

Quanto ao valor gasto por cartões estrangeiros, este aumentou 8% a nível nacional e de 13% em Lisboa, Setúbal e Santarém.

A SIBS indica ainda que os países cujo número de transações mais cresceu foram o México (+551%), Polónia (+219%), Austrália (+204%), Brasil (+92%) e Itália (+91%).

Contudo, em valor absoluto, França, Espanha, EUA, Reino Unido e Itália foram, por esta ordem, os 5 países que mais transações fizeram durante o período em análise.

Por fim, relativamente ao movimento dos portugueses que viajaram para os distritos analisados, os distritos que apresentaram maior crescimento em número de transações em relação ao mesmo período do ano passado foram Braga (+31%), Portalegre (+23%), Viana do Castelo (+21%), Porto (+12%) e ainda a Região Autónoma dos Açores (+12%).