Sociedade

Hoje era o dia do feriado do Corpo de Deus

As comemorações do Dia do Corpo de Deus são transferidas para domingo. Este é o primeiro de quatro feriados que anulados pela imposição feita pela Troika. 

Pela primeira vez, deixa-se de celebrar com feriado nacional o Dia do Corpo de Deus, tendo a Igreja Católica decidido passar as celebrações religiosas para o próximo domingo.

Numa mensagem enviada à Agência Ecclesia, o bispo de Lamego pediu aos católicos para transformarem o domingo "intensa celebração da fé".

"Todos são chamados a participar, para fazermos desta celebração uma intensa celebração de fé, amor novo e maior, bênção e gratidão", escreveu D. António Couto. 

A festa de Copro de Cristo ou Corpus de Christi, em latim, foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 11 de agosto de 1264, mas só cinco anos depois se decretou a sua obrigatoriedade pelo mundo fora. Em Portugal, realiza-se desde 1282, por vontade do rei D. Dinis.

No âmbito do acordo estabelecido com a troika, este é um dos quatro feriados suspensos pelo Governo durante um período de pelo menos cinco anos. Em 2017, a suspensão, determinada como uma das medidas para superar a crise económica, voltará a ser avaliada.

Além do feriado do Dia do Corpo de Deus, que até aqui gozado na segunda quinta-feira após o domingo de Pentecostes (60 dias depois da Páscoa), foi ainda suprimido o feriado religioso do Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e dois civis, o da Implantação da República (5 de outubro) e o da Restauração da Independência (1 de dezembro).