Cada um dos 24 satélites do GPS (Sistema de Posicionamento Global) tem dois ou três relógios atómicos, controlados ao minuto com grande rigor pelo Departamento de Defesa dos EUA, que define a 'Hora GPS' através das médias ponderadas das horas de todos os satélites da rede. Esta hora está desfasada em 14 segundos da 'Hora UTC' (Tempo Universal Coordenado), padrão da hora mundial definido pelo IERS (International Earth Rotation Service), um organismo independente sediado no Observatório Astronómico de Paris. A diferença de 14 segundos deve-se ao facto de a força da gravidade da Terra ser menor aos 20.200 km de altitude a que se encontram os satélites, o que faz com que o tempo passe mais depressa - um efeito explicado pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein. O UTC é calculado através da média ponderada das horas de 200 a 300 relógios atómicos espalhados pelo mundo.
União Europeia
Todos os 27 Estados-membros da UE têm hora de Verão e mudam os seus relógios no mesmo dia do ano. Os outros países europeus também adoptaram este padrão, o que significa que as diferenças horárias na Europa se mantêm constantes durante todo o ano. Em Portugal, a hora de Inverno é a mesma do meridiano de Greenwich (Reino Unido). Acaba amanhã e é retomada no dia 26 de Outubro.
Latitudes altas
Os países de clima temperado ou frio, localizados em latitudes elevadas, têm maior necessidade de mudar a hora por causa das quatro estações do ano, que não existem nas regiões equatoriais. Mas estudos feitos pela Comissão Europeia concluíram que o impacto económico positivo da mudança de hora era irrelevante (menos de 0,1% do PIB).
O sistema GPS, controlado pelos EUA, é constituído por uma rede de 24 satélites que estão a 20.200 quilómetros de altitude e dão a volta à Terra em 12 horas. Para acertarem a hora, os relógios atómicos do Observatório Astronómico de Lisboa fazem uma média ponderada das horas que lhes são enviadas por, pelo menos, oito satélites da rede observáveis do território nacional. Esta era a sua posição às 2h19 de 1 de Janeiro de 2008.
5 países têm uma diferença de Lisboa que vai até às meias horas: Afeganistão (+4h30), Índia (+5h30), Irão (+3h30), Mianmar (+6h30) e Venezuela (-4h30)
22 países ou regiões - da Europa e de África - têm a mesma hora de Portugal Continental e Madeira
1+14 horas é a diferença máxima entre Portugal e outro território: a ilha Christmas, em Kiribati, no oceano Pacífico