As lágrimas são (ainda) mais poderosas do que se achava. Em concreto, as das mulheres têm um efeito apaziguador na agressividade masculina. Como? Através de um “sinal químico” que é emitido e libertado pela lágrima, conclui um estudo publicado na Plos Biology.
A experiência foi realizada por uma equipa de investigadores do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, e implicou que os participantes — “31 homens saudáveis” — ‘cheirassem’ lágrimas que corriam na face das seis mulheres, entre os 22 e os 25 anos, que foram recrutadas por se emocionarem com facilidade.
“Demonstrámos que os homens tornaram-se cerca de 44% menos agressivos depois de inalarem as lágrimas emocionais das mulheres”, afirma a autora principal do estudo, Shani Agron, ao Expresso. Isto também acontece porque cheirar lágrimas pode reduzir os níveis de testosterona, como concluiu a mesma equipa numa investigação publicada em 2011.
Além disso, os cientistas observaram agora que, após a experiência, os cérebros dos homens “apresentavam menos atividade nas regiões cerebrais associadas à agressividade e à tomada de decisões”. Ou seja, “as alterações neuronais também acompanharam a redução comportamental da agressividade masculina”, resume Shani Agron.