Sociedade

"App" para telemóveis ajuda a reduzir stresse através da respiração

"MyCalmBeat" é a aplicação para telemóveis que ajuda a reduzir o stresse a aumentar a capacidade do cérebro através de respiração lenta.

Tiago Oliveira (www.expresso.pt)

Poucos problemas do foro psicológico afligem tanto os trabalhadores atuais como o stresse e o aumento dos nervos. O aumento da pressão e a constante rapidez que se exige no mundo do trabalho produzem efeitos por vezes perniciosos na mente humana.



Entre os mecanismos existentes para tentar debelar estes problemas, surgiu um instrumento que utiliza as capacidades oferecidas pelas novas tecnologias, tais como os smartphones.



Designada de "MyCalmBeat", a "app" (aplicação) foi desenvolvida pela companhia americana "MyBrainSolutions" como uma ferramenta inovadora de luta contra o stresse, que utiliza um sistema de monitorização que se liga ao ouvido para aferir qual o ritmo ideal de respiração, único para cada pessoa.

"Sentem-se completamente diferentes"

A empresa afirma que a respiração lenta ajuda a uma variação mais saudável e eficiente dos batimentos cardíacos.



Em declarações reproduzidas pela Reuters, Savannah DeVarney, vice-presidente de marketing da "MyBrainSolutions", explica a importância de saber respirar devagar.



"As pessoas só se apercebem do profundo impacto que respirar de forma lenta e pausada tem, até se sentarem e fazerem isso mesmo durante 10 minutos. Aí, sentem-se completamente diferentes".



Treinar ajuda

Quando uma pessoa está stressada, o bater do coração torna-se mais constante. Mas se há condições de relaxamento, o ritmo cardíaco torna-se mais variado, diminuindo quando se expira e aumentando no momento em que se inspira. É no desenvolvimento da frequência ideal entre esses dois movimentos que a aplicação ajuda.



"Sabemos que para a maioria das pessoas a frequência varia entre os 7,5 e as 4,5 batidas por minuto. O software faz um reconhecimento do coração entre estas variantes  para encontrar o equilíbrio máximo para cada indivíduo", afirmou Savannah DeVarney.



A companhia recomenda treinos de 10 minutos por dia, três vezes por semana para tornar mais eficiente o produto.



O "MyCalmBeat" está disponível para iPhone, telemóveis Android, bem como para computadores.